Vencendo a Desistência


Vencendo a Desistência
Texto: Dt 1:29 – 33; Nm 14:7 – 9 :: Baixe Aqui! ::


O Senhor tem nos escolhido para conquistarmos multidões. Ele tem nos feito promessas de conquista, de multiplicação, de prosperidade.
Entretanto, vemos que Satanás tem conseguido tirar muitas pessoas do alvo através de uma arma que tem sido muito eficaz: a desistência. É fácil olhar para trás e encontrar pessoas que um dia estiveram bem, conquistando, cuidando de vidas e andando em santidade, e esmoreceram no meio da caminhada, desanimaram e jogaram tudo para o alto e hoje vivem uma vida longe da vontade de Deus, perderam seus sonhos e desistiram de tudo. A desistência é um espírito do deserto que visita a todos, o qual tem ceifado muitos líderes e discípulos, tirando-os do propósito para o qual foram criados. A desistência tem levado à destruição de famílias, ao abandono de sonhos e projetos e até mesmo ao suicídio.
Nestes textos, vemos o relato de homens que não desistiram das promessas de Deus, embora toda uma geração estivesse no sentido contrário. Doze homens foram enviados para espiar o território que o Senhor prometera dar àquela nação, mas dez espias voltaram com relatório negativo, afirmando que seriam incapazes de conquistar a Terra Prometida e contaminando todo o povo de Israel. Por outro lado, vemos aqui homens que tiveram uma confissão de vitória, Josué, Calebe e Moisés, os quais nos ensinam como vencer a desistência.
Talvez você hoje esteja como a nação de Israel, desistido. Talvez você tenha dito que era o último culto, a última célula, o último dia de casado, o último mês investindo no seu sonho, mas hoje você aprenderá com Moisés, Calebe e Josué como derrotar o espírito da desistência:

a)    Olhar para o passado: (Dt 1:29 – 33) Moisés olhou para trás, ele se lembrou de onde o Senhor tinha tirado aquele povo, do Egito, da escravidão. Para vencer a desistência é preciso olhar para trás, para o passado. De onde o Senhor te tirou e onde Ele te pôs? Lembre-se dos pecados que você cometia, de como você era infeliz. O Senhor te guardou, te prosperou, te abraçou e te encheu; o Senhor te amou quando ninguém te amava e entregou a vida de Seu Filho Jesus Cristo por amor a você.
Amado, não vale a pena DESPREZAR A CRUZ e entregar-se ao pecado.
Talvez hoje você esteja decidido a largar a sua célula (família, sonho…); lembre-se do tempo que você orou pelos seus discípulos. Lembre-se das lágrimas que você derramou, lembre-se de todo o esforço pelas vidas. Você está disposto a largar tudo isso, a desprezar o amor de Deus e voltar à velha vida de pecado?

b)    Olhe para o Senhor: (Nm  14:9) Josué e Calebe lembraram-se de que o Senhor era com eles e que nele eram “mais que vencedores” (Rm 8:37). Cristo vai à nossa frente, ele é o nosso guia, aquele que nos ajuda. Para vencer a desistência, precisamos olhar para aquilo que o Senhor é para nós: Pai, guia, amigo. O Senhor não nos deixa sozinhos (Mt 28:18 – 20). Você está disposto a deixar o teu Pai, a ferir o coração daquele que é teu amigo, que vela por ti enquanto você dorme e que te protege (Dt 1:31)?

c)    Olhe para a promessa: (Nm 14:7,8) Josué e Calebe olharam para o futuro, para a promessa. Eles se lembraram de que a fidelidade lhes garantiria a conquista. A sua persistência te fará conquistar as multidões; não esmoreça, não jogue a sua promessa pelo ralo, espere no Senhor, mantenha a confissão de vitória, pois aquele que prometeu é fiel para cumprir (Hb 10:23) e, no tempo certo, a promessa se cumprirá na tua vida.
Aquela geração tinha uma promessa de conquista sobre si, mas a sua infidelidade e desistência fez com que morresse no deserto, sem alcançar aquilo que o Senhor prometeu

Qual o resultado da vitória sobre a desistência? Vivenciar a promessa (Dt 1:36,38). Apenas Josué e Calebe, os indesistíveis, entraram na Terra Prometida e a conquistaram, dentre toda aquela geração.  Se você não desistir, o Senhor o levará a viver o cumprimento das promessas que ele fez. Se você for fiel, a coroa da vida será a tua recompensa, e você terá uma eternidade inteira com o Senhor (Ap 2:10).

Entretanto, talvez você esteja desanimado, desencorajado, decidido a largar tudo, abandonar a família, os sonhos, entregar a célula, sair da igreja, voltar à vida de pecado. Mas hoje o Senhor te faz olhar para as tuas origens, de onde você veio; o Senhor te lembra de tudo o que ele já fez por ti e de tudo o que ele é para você. Jesus é aquele que morreu por ti, aquele que te aceitou quando ninguém mais te queria.
Hoje, o Senhor vai reavivar os teus sonhos, relembrar as promessas feitas há muito tempo. Hoje é o dia em que o Senhor te dá uma nova chance de trilhar o caminho certo, ele te mostra que não vale a pena deixá-lo, há uma promessa, há algo que te aguarda.
Portanto, coloque-se de pé, derrame-se diante do Senhor e renove a sua aliança com Deus. E você, que nunca serviu a Cristo, entregue-se hoje a Jesus, estabeleça uma aliança com ele, pois Jesus te ama e se entregou por ti.

Pr. Renan Braga e Braga

Comentários