MÃES DE JOELHOS, FILHOS DE PÉ!


MÃES DE JOELHOS, FILHOS DE PÉ!


Texto: Mt 15:21-28   >> BAIXE AQUI! <<


Introdução



O caminho da oração, embora glorioso, não é fácil de ser percorrido. Muitos que se propuseram a ter uma vida fervorosa e intensa de oração desistiram no meio do caminho. Às vezes, é fácil começar; difícil é perseverar na oração.


Não gostamos de orar. Orar é um dos mais árduos exercícios espirituais. É mais fácil ser um ativista do que uma pessoa consagrada à oração. Orar é uma das mais renhidas/disputadas batalha que travamos. Muitos são aqueles que falam de oração, mas poucos são os que oram. Muitos pregam sobre a oração, mas poucos são os que oram. Muitos são aqueles que dizem crer no poder da oração, mas poucos são os que oram efetivamente.


Talvez você já tenha perdido o ânimo de orar. Talvez sua vida de oração hoje seja tão pobre quanto a vida espiritual que você leva. Talvez você já teve uma vida de oração fervorosa, mas agora seu coração está seco e sua vida sem frutos. Talvez você se lembre dos dias em que sua alma banqueteava-se na presença de Deus, hoje há um vazio em seu coração.


Talvez você já foi uma mãe reparadora de brechas, uma intercessora, mas agora você está como uma vinha murcha, precisando de reforma. Talvez você já lutou com Deus em favor dos seus filhos, já chorou por eles,  já jejuou em favor deles e batia constantemente junto à porta da graça, clamando a Deus pela restauração dos seus filhos, mas hoje você está enfraquecida, sem esperança e sem ânimo para prosseguir.


O exemplo de Mônica


Mônica orou cerca de 40 anos pela conversão de seu filho chamado Agostinho. Ele era um jovem devasso e completamente resistente ao Evangelho. Ela jamais desistiu de esperar um milagre de Deus na vida do seu filho. Noite e dia, ela clamava a Deus pela conversão dele. Depois de quase 40 anos de luta, de choro, de oração, Agostinho se converteu. Ambrósio, amigo da família, disse que um filho de tantas lágrimas não poderia se perder. "Santo Agostinho", como passou a ser conhecido, foi o maior expoente da Igreja entre o período dos apóstolos e os reformadores. Ele foi o maior teólogo que a Igreja já produziu depois do apóstolo Paulo, fonte de inspiração para os grandes luminares da teologia reformada, como Lutero e Calvino.


A mulher Cananéia



A Bíblia fala de uma mãe que se apresentou a Jesus para clamar em favor da sua filha. Ela era uma gentia, uma estrangeira, como nós brasileiros. O Evangelho de Marcos diz que ela era grega, sirofenícia de nação (Mc 7:26). Sua filha estava possessa de um espírito maligno, padecendo nas mãos iníquas daquele demônio. Aquela mãe estava desesperada. Então, no auge da sua angústia, ela vai a Jesus. A história dessa mulher se assemelha a de muitos de nós, pois só procuramos a ajuda de Deus quando todas as outras portas se fecharam ou quando o desespero se apoderou de nós. Ela encontrou vários obstáculos, mas perseverou em sua busca não abrindo mão da libertação de sua filha.


1) O primeiro obstáculo enfrentado por essa mãe foi a rejeição dos discípulos de Jesus que queriam que o Mestre a despedisse. “(...) Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: “Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós”.” ‭(V.23'b') Ela foi rejeitada por quem deveria lhe acolher. Foi incompreendida por quem deveria lhe compreender com amor. Foi expulsa por aqueles que deveriam lhe abraçar. Quantas vezes sofremos com a oposição dos de dentro, isto é, dos nossos familiares ou dos irmãos da Igreja. Somos incompreendidos e até perseguidos por quem nós mais amamos. José do Egito foi vítima da inveja dos próprios irmãos.


2) O segundo obstáculo ela teve que enfrentar foi o silêncio de Jesus. “Mas Jesus não lhe respondeu palavra. (V.23'a') Diante do seu clamor, o Mestre nada lhe respondeu. O silêncio do Senhor muitas vezes é pedagógico, ou seja, quer nos ensinar alguma coisa. O silêncio de Jesus testa nossa têmpera espiritual, o nosso caráter, a nossa índole, como é feito com os metais que saem candentes e são jogados em água fria. O silêncio do Senhor não significa desprezo ou inércia, e sim, que Ele está trabalhando em oculto.


3) O terceiro obstáculo que essa mãe teve que enfrentar foi a demora de Jesus. O Senhor não a atendeu de imediato. Ela não foi atendida no tempo que queria. A demora de Deus às vezes, nos exercita no caminho da perseverança na oração. Você é perseverante na oração? “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.” ‭(‭Mt‬ ‭7:7-8‬) A demora de Deus prova o valor daquilo que pedimos. Têm pessoas que começam as voltas da vitória por um pedido e na segunda volta já não sabem mais pelo que estão orando.


4) O quarto obstáculo enfrentado por ela foi renunciar o seu orgulho. Ela revelou profunda humildade em sua oração. “A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: “Senhor, ajuda-me!” Ele respondeu: “Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”.” ‭(‭Vs.25-26‬) Ela não se exaspera (irrita), não perde o controle, não roda a baiana, não se rebela contra Jesus. Mas se humilha, dizendo: “Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.” ‭(V.27) ‭Ela tem uma causa a defender. Tem uma necessidade a ser resolvida. Tem um pedido a ser feito. Ela não desiste e se recusa a ir embora de mãos vazias. Ela persevera na oração.


5) O último obstáculo que essa mãe teve que enfrentar foi demonstrar profunda empatia em seu clamor. Empatia é a capacidade de se identificar com o sofrimento do outro. Ela não ora: "Senhor, socorre a minha filha, mas Senhor, socorre-me." O problema da sua filha era o seu problema. A dor da sua filha era a sua dor. O drama da sua filha era o seu drama. Ela e sua filha eram uma só pessoa. Ela não faz um pedido mecânico, frio. Havia paixão em seu pedido. Havia urgência na sua voz. Havia amor no seu coração. É com essa intensidade de alma que devemos orar pelos nossos filhos. Jesus não apenas enalteceu a sua fé, mas também atendeu-lhe o pedido e sua filha ficou liberta e curada.


Conclusão


Não desista de orar pelos seus filhos. Não abra mão de vê-Ios no altar de Deus. Você não gerou filhos para o cativeiro. Você não gerou filhos para a morte. Você não gerou filhos para povoar o inferno. Seus filhos são herança de Deus. Eles são filhos da promessa. Lute por eles, chore por eles, ore por eles, jejue por eles, até vê-Ios como vasos de honra nas mãos do Senhor.


PR. CÉSAR BRAGA

Comentários

  1. Muito forte a mensagem.e o testemunho da mãe protetora ,Glória a Deus

    ResponderExcluir
  2. A paz amada.qdo recebi um convite para levar uma palavra ,logo i senhir trouxe a minha memoria o texto de mateus 15.21 a 28.

    ResponderExcluir
  3. Deus abençoe! Que palavra abençoadora!!!!

    ResponderExcluir
  4. Glória seja dada ao Senhor. Lição de vida. A palavra de Deus se renova a cada manhã. Eu tomo posse da minha vitória. Vou perseverar em oração.

    ResponderExcluir
  5. Grande explicaçao recebi muito de Deus

    ResponderExcluir

Postar um comentário