PROSSEGUINDO PARA O ALVO



PROSSEGUINDO PARA O ALVO 


Texto: Fp 3:12-14



"12 Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. 13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14 prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."


Não há quem lance o olhar no passado sem que NÃO TENHA coisas das quais lamentar(chorar, lastimar). A única pessoa que pode dizer que não tem do que se arrepender é alguém que teve uma vida perfeita; e como nenhum de nós teve esta vida, todos têm o que lamentar.


Você se lamenta de coisas que fez e não deveria ter feito, e de coisas que não fez mas deveria ter feito. Existem coisas que você fez na sua vida que se tivesse oportunidade de voltar ao passado, com certeza, não faria outra vez. (Exemplo do meu primeiro vestibular)


Há muitas pessoas que carregam um grande peso por causa de coisas que fizeram no passado e que paralisou a sua vida. Cometeram uma falha e não conseguiram se perdoar pelo erro cometido e nunca mais se levantaram, a semelhança de Judas Iscariotes. Outras foram vítimas de alguma situação que gerou um trauma e que lhe fez estacionar na sua vida. Hoje, vamos aprender com o Apóstolo Paulo como sair de onde estamos e prosseguir para o que está diante de nós.


Como prosseguir?
Paulo é um exemplo de alguém que não se orgulhava do seu passado e ele nos ensina como largar um passado de culpa, frustrações, erros, mágoa e pesares (desgosto, remorso) e mover-se para um futuro de sucesso e cheio de glória. O diabo trabalha para que todas essas coisas nos sobrevenha com o fim de nos paralisar nos deixando prostrados no chão e impedindo que avancemos.


A primeira atitude que te leva a prosseguir é:


1. Esteja insatisfeito com sua posição.


"Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus." (V:12)


Embora Paulo fosse um dos líderes mais proeminente, mais notável e mais santo da Igreja, e tivesse autoridade para dizer: “Eu ando com Deus, eu estou totalmente envolvido em ganhar vidas para Cristo." Apesar de tudo isso, o Apóstolo não estava satisfeito, ele não estava conformado.


A despeito de todo crescimento espiritual, Paulo reconhecia que ainda havia lugar para algo mais. Existem pessoas que já estão na Igreja há algum tempo e por julgar conhecerem a Bíblia, pensam que não precisam mais crescer porque já atingiram o topo. Sempre há espaço para crescer.


Uma coisa que me encoraja é saber que apesar de já ter andado um longo caminho com Cristo e crescido em muitas áreas, ainda há um longo caminho a percorrer rumo à estatura de Varão perfeito. Isso não me desencoraja, pelo contrário, encoraja-me a prosseguir para o lugar onde devo chegar.
Repita comigo: "Eu reconheço que ainda tenho muito a crescer, muito a aprender, muito a corrigir, muito a mudar na minha vida."


Com respeito a esse assunto enfrentamos dois perigos: Um tem a ver com nosso passado e o outro com o nosso presente. Podemos ficar preso no passado ou sair dele e permanecer no presente, sem progredir.


Quero fazer um alerta: "Corremos o risco de descansar em nossas próprias conquistas e realizações." Paulo poderia fazê-lo também: Ele foi o maior pregador que já se levantou; teve experiências poderosas com Deus a ponto de ter sido arrebatado até o terceiro céu; escreveu a maior parte do Novo Testamento; mesmo assim foi capaz de reconhecer que ainda não era o que deveria ser. "Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição." (V:12)


Uma pergunta: Você é suficientemente perfeito para descobrir que não é perfeito o suficiente? Você é suficientemente maduro para entender que não é maduro o suficiente?


Paulo estava mais preocupado com seu caráter (índole, personalidade, temperamento) do que com a sua reputação(como ela é tida, fama, renome). Nós, muitas vezes, andamos na contra-mão pois estamos mais preocupados com a nossa reputação do que com o nosso caráter. Paulo era tão cheio de Deus porque se tornou tão vazio de si mesmo! O segredo do sucesso está em nos esvaziarmos de nós mesmos e nos enchermos de Deus. Quem se enche de Deus não vive na alma se move pelo Espírito por isso próspera, cresce, conquista e avança.


Portanto, o primeiro passo para prosseguir, é nunca está satisfeito com o que você é.


Existe uma frase que reflete isso como muita propriedade: "Agradecido sempre, satisfeito nunca." Seja sempre agradecido, principalmente ao Senhor, porém, satisfeito, nunca, pois Deus tem sempre muito mais para nos dar além do que podemos imaginar.


A segunda atitude que te leva a não ficar prostrado e prosseguir é:


2. Não se prenda ao seu passado.


"Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão."
(V:13)


Ninguém pode se lançar na esperança de conquistas futuras se viver na lama do passado. Paulo foi um homem determinado a não deixar que o seu passado impedisse o seu futuro.


Pergunto: Paulo tinha coisas das quais queria esquecer? Muitas. Lembre-se que antes dele se tornar um crente, um apóstolo, ele foi um assassino, matou muitos cristãos; ele foi um blasfemador; ele foi um perseguidor da Igreja; ele precisava esquecer as dores do passado; ele sofreu muito, foi combatido, perseguido, deserdado pela família, preso, caluniado...


Paulo teria que esquecer não somente os pesares (desgostos), mas também as glórias passadas. Recorde-se que ele era de uma família rica, ensinado aos pés de Gamaliel, fariseu, membro do sinédrio e detentor do título de cidadão romano. Um currículo invejável!


Olhar para o passado pode ser um perigo se você olha e tem interesse em trazê-lo de volta. O passado nas mãos de algumas pessoas, constitui-se numa arma para atirar no rosto dos outros. O desejo de Deus é que você saia do passado, venha para o presente e se projete para o futuro.


Paulo tinha um passado horrível e poderia ter ficado preso ao seu passado, mas não ficou.


Para conquistarmos temos que esquecer o passado. Só prossegue com Cristo quem abandona o seu passado. Não tem como mudar o passado, mas no presente podemos mudar o futuro.


Passado é para ser esquecido. O significado da palavra "esquecer" não é varrer da memória, mas deixar de ser influenciado ou controlado por. Você não pode deixar que o passado influencie suas decisões no presente e comprometa o seu futuro.


Deus diz no livro de Isaías 43:25 “Dos teus pecados não me lembro mais.” Quer dizer que Deus tem uma memória fraca? Não. O que Deus está dizendo é isto: "Não permitirei que aquilo que fizeste no passado influencie o meu relacionamento contigo no presente. Não permitirei que os pesares passados, tuas culpas passadas, tuas glórias passadas se coloquem entre ti e mim." Deus não se relaciona conosco baseado no nosso passado.


A terceira atitude que te leva a não se prostrar diante dos problemas e prosseguir é:


3. Seja devotado/dedicado ao propósito.


"Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão."
(V:13)


Paulo declara: "uma coisa faço." Paulo fazia, não ficava parado mandando. Ninguém conquista se não decidir fazer. Muitos querem conquistar mas não querem fazer nada, não querem trabalhar, não querem suar a camisa.


O Apóstolo descobriu o poder da concentração. Ele se concentrou no seu propósito, no seu alvo. Aqui está o segredo do seu sucesso. Observe estas duas palavras: uma coisa.


Qual a única coisa que Paulo perseguia?


Ele disse: "Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (V:14) Paulo perseguia o seu alvo que lhe daria um prêmio.


Alvo significa olhar para; uma marca na qual os olhos estão fixos. Centro de interesse, fim, objetivo.


Prêmio significa recompensa por ter vencido uma competição. Galardão.


Paulo queria dizer: “Eu tenho um alvo: vou fixar os meus olhos nele. Tenho edificado a minha vida em volta dele. Tudo quanto faço visa alcançar esse alvo.” Um só alvo, um só objetivo. Muitas vezes não alcançamos nada porque atiramos em todas as direções.


Teologicamente a palavra pecado significa errar o alvo. Quem acerta o alvo têm uma recompensa. O prêmio é destinado ao vencedor. A Palavra declara que somos mais que vencedores, então, tem um prêmio reservado para cada um de nós.


A concentração é o segredo do poder. Para conquistar é preciso concentrar-se no alvo e só assim receberemos o poder, a energia para alcançar os resultados desejados. Observe o Rio. Ele corre entre duas ribanceiras e se torna fonte de energia elétrica. O rio que flui em todas as direções, se perde. Se fluirmos entre as ribanceiras dos propósitos de Deus e da Sua vontade, seremos poderosos.


Como causar uma revolução de Deus na tua vida? Estabelecendo alvos certos e concentrando-se neles para alcançá-los.


Como estabelecer o alvo certo?
• Meu alvo me ajudará a chegar onde devo chegar, que é alcançar um relacionamento mais profundo e íntimo com Deus?
• Meu alvo me ajudará a tornar-me alguém bem sucedido?
• Terei que violar princípios espirituais para chegar no meu alvo?
• Meu alvo cumprirá o propósito de Deus para a minha vida, ou me ajudará a cumprir algo que Deus me ordenou fazer?


"Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (V:14)


A última atitude que te leva a não se prostrar diante dos problemas e prosseguir é:


4. Seja determinado em sua paixão.


"Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (V:14)


Paulo estava sempre prosseguindo. Ele era um homem determinado porque amava o que fazia. Temos que ser apaixonados pelas vidas para poder ganhá-las. Quem não é apaixonado fica paralisado diante das responsabilidades e foge diante das lutas.


Você pode esquecer o seu passado, pode focalizar no futuro, pode estabelecer alvos; mas demandará de você mais do que inspiração, mais do que transpiração, para chegar ao lugar onde você deve estar. Isso demandará determinação. Você tem de ter aquela vontade de ferro para dizer: “Eu irei para onde devo ir. Eu estarei onde Deus quer que eu esteja.”


Vivemos numa geração que facilmente desiste.


Exemplo de determinação: Abraão Lincoln.
1832 - Perdeu o emprego.
1833 - Seu negócio faliu.
Teve um caminho de derrotas...
Somente em 1858 venceu e foi um dos maiores Presidentes dos Estados Unidos. Era um perdedor, mas ele tinha um alvo: ser Presidente dos EUA. Ele perseguiu o seu sonho.


O fracasso não é o final. Deus não desiste da sua obra quando falhamos. Ele continua trabalhando até o nosso último suspiro. 


Por causa da graça de Deus, da misericórdia de Deus e do perdão de Deus, não importa onde você esteve e nem o que você fez; não importa suas culpas, não importa onde você esteve, mas onde você está e para onde se dirige.


A cada dia com Jesus é um novo dia. O que aconteceu ontem, seja bom ou mal, não é o fim. Hoje é um novo dia, desde que Cristo seja o Senhor. Então você poderá dizer cada dia: "Prosseguirei."


Seja Devotado ao Propósito!

Comentários

  1. EXCELENTE ESTUDO! DIGNO DE SER REPRODUZIDO NOS PULPTOS DOS NOSSOS TEMPLOS!
    E, SENDO POSTO EM PRÁTICA, CERTAMENTE CONDUZIRÁ O LEITOR/OUVINTE A UMA NOVA ESPERIENCIA COM DEUS!

    ResponderExcluir
  2. Quanta riqueza de vida para todos! Jesus é vida ! Prossigo para o alvo , pois meu alvo é Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Estudo muito rico. Precisamos ser perseverantes naquilo que almejamos aqui nesta terra e também na futura(celestial).
    Cristo precisa ser o nosso ponto de partida, para que no final seja também o nosso ponto de chegada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito proveitoso esse estudo concerteza aprendemos muito

      Excluir
  4. Palavra necessária para este tempo de tantas narrativas… meu alvo é Cristo!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário