A SEGUNDA VINDA DE CRISTO


A SEGUNDA VINDA DE CRISTO


Texto: Ap 22:12,20    >> BAIXE AQUI! <<


"12 E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras. 20 (...) Certamente, venho sem demora.”


Introdução


A segunda vinda de Jesus Cristo será o evento mais importante para a Igreja Cristã e de maior repercussão na mídia mundial. Para entendermos a magnitude desse acontecimento precisamos voltar um pouco na história.


1) A Primeira vinda: O Nascimento de Jesus em Belém da Judéia.


O pecado entrou no mundo quando Adão e Eva desobedeceram a Deus. Contudo o Senhor nunca os abandonou. Ele prometeu enviar alguém para pagar o preço por nossos pecados. O preço seria a morte já que o salário do pecado é a morte. (Rm 6:23) Então Cristo veio, exerceu seu ministério, foi morto e ressuscitou ao terceiro dia. Promessa cumprida e preço pago. Deus é fiel! Tudo isto para que saíssemos do estado de condenação que veio de Adão e Eva.  


"Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." (Jo 3:17)


Portanto o objetivo da 1ª vinda de Cristo foi para salvar a humanidade do pecado e seus efeitos. Esta é a maior promessa do Antigo Testamento. O Novo Testamento inicia-se com o cumprimento desta promessa. O plano de Deus para a humanidade está em plena execução até que se cumpra todas as coisas conforme a Palavra de Deus.


2) A Segunda vinda de Cristo: O arrebatamento.


Durante Seu ministério na terra, Cristo fundou a sua Igreja e deu-lhe outra promessa: Ele voltaria novamente para buscar os salvos, isto é, aqueles que receberam a Cristo como Salvador e que viveram de acordo com a sua Palavra guardando os seus princípios. Jesus disse: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar.” (Jo 14:2-3)


Através da nossa constante comunhão com Cristo aguardamos a qualquer momento a segunda vinda dele. Será o dia mais glorioso pois veremos o Senhor como Ele é. No dia do arrebatamento os mortos em Cristo ressurgirão primeiro e nós, os vivos, seremos transformados. Receberemos um corpo glorioso e habitaremos para sempre com o Senhor. Esta é a maior promessa do Novo Testamento. Leia com atenção 1 Ts 4:16-17 e 1 Co 15:50-52.


3) Como aguardar o arrebatamento?


Visto que o arrebatamento é uma promessa de Cristo e também uma realidade iminente, como devemos nos preparar?


3.1. Estando alerta.


“Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora!” ‭(Mt 25:13) ‭


Isto significa que ninguém terá tempo extra para se preparar. Devemos vigiar. Jesus falou que este episódio seria semelhante aos dias de Noé. (Mt 24:36-44) Observe os versículos 42-44. Jesus contou algumas parábolas sobre sua volta: (Mt 24:45-51; Mt 25:1-13)


3.2 Devemos estar trabalhando na evangelização.


“Bem-aventurado aquele servo a quem o Senhor, quando vier, achar fazendo assim.” (Lc 12:43)


“Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: levantai os vossos olhos e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa." (Jo 4:35)


Produzimos mais quando pensamos na vinda do Senhor.


3.3 Devemos estar purificados.


“Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.” (1 Jo 3:3)


“Purificar-se” é manter permanente e viva comunhão com Ele, evitando entristecê-lo. (Ef 4:30) Jesus é a nossa Justiça e tornará justo a todos os que o procurarem com sinceridade. O texto poderia ser lido assim: “Todo aquele que tem esta esperança e vive em permanente comunhão com Jesus”. O resultado será uma vida limpa.


4) POR QUE JESUS AINDA NÃO VOLTOU?


Cristo deseja que ninguém se perca, mas que se arrependam, entretanto, Ele não esperará para sempre. (2 Pe 3:9)


5) O QUE ACONTECERÁ LOGO APÓS O ARREBATAMENTO DA IGREJA?


5.1. NO CÉU:


Ocorrerá o tribunal de Cristo – Não se trata do julgamento dos crentes. Nossos pecados já foram pagos na cruz do calvário. Estamos justificados. “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” (Rm 8:1-2)


Será o julgamento das obras do crente: “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.” (2 Co 5:10). Será nos ares, às portas do céu: “Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (1 Ts 4:17).


A finalidade é recompensar os crentes pelos serviços prestados enquanto viveram na terra: “E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra.” (Ap 22:12).


5.2. NA TERRA:


Ocorrerá a tribulação  – O anticristo se manifestará no mundo com muita popularidade e fará um acordo de paz com Israel (Dn 9:27). Depois de três anos e meio romperá o acordo e inicia-se a Grande Tribulação. Os capítulos 6 a 9 de Apocalipse refere-se à 1ª fase da tribulação e do 10 ao 18 à 2ª fase. O objetivo da tribulação é salvar, derramar juízo sobre os desobedientes, preparar Israel para reconhecer o Messias e destruir o império do Anticristo. Leia mais: Mt 24:1-44; Zc 13:8-9; Lc 19:11-27.


6) A SEGUNDA VINDA DE CRISTO (2ª FASE): SERÁ EM GLÓRIA COM OS ANJOS E A IGREJA GLORIFICADA.


A volta de Jesus será  para derrotar pessoalmente o anticristo e julgar as nações que lutaram contra Israel durante a Grande Tribulação e implantar o Reino (1000 anos). Veja a diferença entre a 1ª e a 2ª fase:


1ª FASE: ARREBATAMENTO 
Só os santos verão. (Mt 24:36)


Cristo vem para a igreja. (1 Ts 4:17)


Antes da Tribulação. (Ap 3:10)


2ª FASE: SEGUNDA VINDA EM GLÓRIA


Em público pois todo o olho verá. (Ap 1:7)


Cristo vem com a igreja. (Jd 14; 1 Ts 3:13)


Depois da tribulação. (Mt 24:29-30)


Conclusão


O arrebatamento será o maior acontecimento da história. Para o crente será o dia em que todo sofrimento terá fim e para sempre estaremos no lar celestial.(Hb 4:1-11) A única maneira de estar preparado, é manter em dia a comunhão com o Senhor Jesus Cristo. O resultado será uma vida irrepreensível. (1 Ts 5:23)


PR. CÉSAR BRAGA

Comentários