TRAZEI-ME UM TANGEDOR


TRAZEI-ME UM TANGEDOR


Texto: 2 Rs 3:15    >> BAIXE AQUI! <<


"Ora, pois, trazei-me um tangedor. Quando o tangedor tocava, veio o poder de Deus sobre Elizeu."


Introdução


Baseado na passagem de 2 Reis 3, o que é um tangedor? Ou quem é? É o tocador de harpa (harpista), um músico, um levita na casa do Senhor.


Os reis de Israel, Judá e Edom, com os seus respectivos exércitos, decidiram ir para guerra contra o rei de Moabe, pelo caminho do deserto (V.8). A glória de Deus precisa atingir os lugares áridos da nossa vida.


Quais são estes lugares áridos? São os lugares onde imperam a escassez. Talvez, o lugar árido da sua vida seja o seu casamento que está carente de amor, de atitudes afetivas? Ou, quem sabe, o lugar árido seja a sua vida devocional, que a muito tempo se ressente da falta da presença de Deus? Talvez, o lugar árido seja o seu lar, onde a paz e a harmonia desapareceram e se instalou um clima de guerra e de conflitos? Note que foi a falta de planejamento que levou à escassez aqueles exércitos. A falta de planejamento tem levado muitas famílias à escassez, ao endividamento e a dificuldades financeiras.


Uma estratégia diminui nossos esforços. Observe que, no meio do deserto eles procuraram uma voz profética, ou seja, eles bateram na porta de Deus. “Perguntou, porém, Josafá: Não há, aqui, algum profeta do Senhor, para que consultemos o Senhor por ele? Respondeu um dos servos do rei de Israel: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que deitava água sobre as mãos de Elias.” ‭(V.11)‭ Essa é a estratégia mais eficiente para sairmos da escassez, para sairmos da crise. Antes de recorrer ao agiota, ao banco, ao médico ou a algum amigo, bata na porta de Deus. Ouça a voz profética!


Entretanto, para que viesse o Espírito de profecia e os tirasse da escassez, era preciso um tangedor. Quando vem a profecia somos livres, pois pela revelação de Deus vem a restauração. Jesus disse: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” ‭(‭Jo ‭8:32‬) O tangedor ou, como vimos, o músico quando tocava seu instrumento atraía o poder de Deus sobre o profeta. A adoração atraí a presença do Senhor.


A ordem de Deus através do profeta foi que eles abrissem covas naquele vale desértico. “Este disse: Assim diz o Senhor: Fazei, neste vale, covas e covas.” ‭(V.16)‭ É possível que sua vida ou o seu ministério esteja como uma cova seca, como um poço sem água, mas hoje o Senhor quer mudar essa realidade, Ele vai ordenar e as águas virão. Aqueles homens não ficaram esperando sinais.Eles obedeceram o profeta de Deus e abriram covas secas no meio do deserto. Pela manhã depois da oferta de manjares, o Senhor mandou a provisão e a terra se encheu de água (V.20). Não fique esperando sinais. Obedeça a voz de Deus!


I - A importância do tangedor e seu valor no clamor profético.


"Trazei-me um tangedor" (V.15).


Antes de falar sobre o tangedor e músico desconhecido que traz a presença de Deus pela sua habilidade, quero lhe perguntar algo. Quando você tange seu instrumento de trabalho para o ministério, a glória do Senhor se manifesta?


Aqui temos o histórico de um músico anônimo. Ele só é mencionado nesse versículo, e nem sequer aparece o nome dele, nem quantos cd's ele gravou, nem se tocou com algum cantor importante ou em alguma banda famosa, nem de qual igreja ele fazia parte. Mas, o texto mostra que enquanto ele tocava seu instrumento, veio a presença de Deus sobre o profeta, que predisse a vitória de Israel sobre os moabitas. É isto que significa valor profético e que efetivamente tem valor pra Deus.


O profeta sabia da importância de ter um tangedor naquele momento, ele poderia ter chamado um dos músicos famosos da época, porém chamou aquele que ninguém conhecia, mas que quando tocava, Deus não resistia e comparecia para estar com ele, para receber a adoração. Muitos tocam seus instrumentos, mas o Senhor nem sequer se levanta do seu trono. Eu imagino que aquele tangedor (cujo nome não é citado), devia estar acostumado com o fato de que quando ele tangia seu instrumento, Deus vinha ao seu encontro. Penso que a casa deste tangedor devia ser constantemente inundada com a presença do Senhor.


II - O Ministério do tangedor desconhecido.


Aqueles reis e seus exércitos estavam na escassez, mas ao tanger o instrumento o levita foi usado para trazer recursos em meio à sede. Hoje, temos vivido muitos momentos de dificuldade, onde precisamos de respostas, porém havia um tangedor desconhecido.


Quando você tange, o que acontece? Edifica toda igreja? Traz as águas de Deus em meio aos desertos? Traz tranquilidade no ambiente? Atrai a abundância em meio à escassez?


Tanger aqui tem um significado para cada um em seu ministério, seja limpando a igreja, cuidando do som, da tesouraria, construção, palavra, intercessão, evangelismo, oração, célula, ensino, ornamentação, dança, teatro, etc. Então responda, você está tangendo o seu instrumento com habilidade, com esmero?


É muito visível no texto que havia espontaneidade e prazer no músico enquanto tocava, pois Deus foi atraído pelas notas executadas. Como eu gostaria de saber qual foi a melodia, se tivesse os recursos de partitura que temos hoje, talvez alguém teria copiado, mas para nossa surpresa, poderia ser algo tão simples, porém espontâneo e ungido. Para que isso aconteça, você precisa estar tangendo o instrumento certo. Descubra a sua vocação e o seu ministério. Descubra o seu dom, o seu talento.


III - Tanger não é pressão, é adoração.



Veja que tudo aconteceu conforme a palavra do profeta. Assim como a melodia nasceu no coração do músico, assim as águas viriam da terra sem avisar. “Porque assim diz o Senhor: Não sentireis vento, nem vereis chuva; todavia, este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós, e o vosso gado, e os vossos animais.” (V.17)


Deus não se movimenta pela pressão, mas sim pela adoração (V.20). Observe que eles apresentaram ofertas diante do Senhor como uma expressão de adoração. Ofertar no meio do deserto, no meio da escassez, não é fácil. E não havia nenhum sinal de que Deus faria alguma coisa, somente a promessa do profeta. Eles creram e ofertaram, e as águas vieram. Enquanto você tange seu instrumento para o ministério, o poder de Deus vem sobre a vida das pessoas trazendo soluções e respostas.


Veja que o tangedor estava no exército, e o profeta em sua casa. Foi preciso os dois para desatar o poder de Deus. Assim é na igreja, a equipe precisa do líder e o líder precisa da equipe.


IV - Tangedor um ministério reconhecido no mundo espiritual.

Você quando está tangendo é reconhecido diante de Deus, ou diante dos homens? Temos o exemplo de Davi, quando ainda não era rei, mas era um tangedor desconhecido, um pastor de ovelhas, que conhecia bem a presença de Deus. Imagino Davi tocando sua harpa no horário de descanso, quando as ovelhas já estavam satisfeitas, no cair da tarde. Na época, Davi não era conhecido nem popular. Mas quando ele tocava, mexia com o mundo espiritual.


O fato de alguém atrair a presença de Deus é motivo de preocupação no inferno. O diabo não se preocupa com a nossa fama diante dos homens, ele se inquieta quando Deus aparece. Se atrairmos a presença do Senhor, vamos fazer com que o diabo saia em retirada. A Bíblia nos mostra, em I Samuel 16:23 "E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus; vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele".


Músicos: Davi primeiro tangia no curral para ovelhas que não conheciam música, para depois tanger no palácio para reis.


O livro de Atos 19:13-16 narra o seguinte fato: “E alguns judeus, exorcistas ambulantes, tentaram invocar o nome do Senhor Jesus sobre possessos de espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus, a quem Paulo prega. Os que faziam isto eram sete filhos de um judeu chamado Ceva, sumo sacerdote. Mas o espírito maligno lhes respondeu: Conheço a Jesus e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois? E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e, de tal modo prevaleceu contra eles, que, desnudos e feridos, fugiram daquela casa.” O espírito maligno conhecia muito bem a glória de Deus que rodeava Paulo. Procure fazer com que o teu ministério traga alívio e não opressão e como todo tangedor, toque seu instrumento com habilidade e conhecimento, não realize o seu ministério de qualquer jeito.


Conclusão


Trazei-me um tangedor!!! Esse é o clamor da igreja, que tem vivido na escassez e necessita de uma voz profética. Seja o tangedor dessa geração e veja o poder de Deus vir sobre a sua vida e sobre o seu ministério.


PR. CÉSAR BRAGA

Comentários

  1. Maravilhoso,uma simples dúvida minha,me esclareceu bem mais do que eu precisava.Obrigada Senhor

    ResponderExcluir
  2. Benção de Deus!! Muito edificante.

    ResponderExcluir
  3. Um estudo incrível e muito esclarecedor, obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. Glórias a Deus, muito Edificante 🔥

    ResponderExcluir
  5. Muito edificante, sou professora de EBD, e aprendi bastante com a leitura!!

    ResponderExcluir
  6. Que Palavra... Esclarecedora ! Glória a Deus

    ResponderExcluir
  7. Louvado seja Deus. Eu também sou tangedor

    ResponderExcluir
  8. Que maravilha de estudo .

    ResponderExcluir
  9. Bom demais! Texto delicioso de ser lido! Quero ser um tangedor anônimo na terra e conhecido do Senhor Jesus! Meu amado, meu Deus, meu lindo, maravilhoso! =D

    ResponderExcluir
  10. Muito forte essa mensagem

    ResponderExcluir
  11. Louvado e exaltado seja Deus ! Palavra cheia da Graça
    Geni m . Pe

    ResponderExcluir
  12. Que Deus continue sendo louvado perpetuamente. Estudo abençoando.

    ResponderExcluir
  13. Deus abencoe muito pastor que ele sempre de essa sabedoria divina, a expiraçao do Espirito Santo dada ao senhor foi como a do tangedor .. Deus abencoe muito ..

    ResponderExcluir
  14. pastor por favor pode passa suas redes sociais ? meu numero 19 983038694

    ResponderExcluir
  15. Louvado seja Deus por sua vida homem de Deus, obrigado por compartilhar





    ResponderExcluir

Postar um comentário