MUDANÇAS SÃO NECESSÁRIAS :: Baixe Aqui! ::
Texto: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele” (Rm 12.2 NTLH).
“Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês” (Rm 12.2 NVT).
INTRODUÇÃO
O apóstolo Paulo nos ensina que não devemos imitar o padrão de vida deste mundo, desta sociedade. Porque o mundo não é padrão para nós, não é referencial para a Igreja. Nós é que somos ou deveríamos ser modelo para o mundo. Além disso, devemos permitir que Deus nos transforme por meio de uma mudança dos nossos conceitos, da nossa maneira de pensar. São os nossos pensamentos que definem a nossa conduta.
Observe que este versículo fala de mudança que é sinônimo de transformação, modificação. É sobre isso que quero discorrer.
A vida não é estática, não é imóvel. O mundo em que vivemos está em constante transformação. E, por tabela, nossa vida também é obrigada a “seguir o fluxo” dessas mudanças. Quem aqui recorda do disco de vinil? O que aconteceu com ele? Praticamente sumiu pois tornou-se obsoleto, ultrapassado. Quem lembra que há alguns anos atrás ter um celular era privilégio de poucas pessoas? Esse realidade mudou drasticamente. Hoje em dia quase todo mundo possui celular, e aquele que não tem, é coagido/obrigado a ter para não ser taxado de retrógrado, de alguém que se opõe ao progresso. Isso prova como o mundo está em constante mudança.
Semelhantemente, nós também estamos em contínua transformação. Note como aquilo que era prioridade para você três anos atrás talvez não seja mais hoje, e as prioridades que vão pautar sua vida nos próximos três anos podem ser completamente diferentes das que você tem agora. Se suas prioridades mudam com o decorrer do tempo, é porque algo em você mudou. Portanto, não adianta resistir às mudanças pois elas fatalmente ocorrerão na sua vida.
O que você precisa avaliar é: "Em que áreas eu preciso mudar? Estou mudando para melhor ou para pior?"
Tem muita gente mudando para pior. Tornou-se um filho desobediente e preguiçoso, um pai implicante e ausente, um cônjuge relaxado e estúpido, um empregado negligente e enrolão, um discípulo distante e descompromissado. Talvez você já foi um cristão santo, fervoroso, fiel, apaixonado por Deus e pelas vidas, mas hoje tornou-se um crente autossuficiente, frio, indiferente e apático. A vontade de Deus é que você cada vez mais se torne uma pessoa melhor, até atingir à medida da estatura completa de Cristo (Ef 4.13 ACF).
Se a mudança é algo inevitável, já parou para pensar: Por quê resistimos as mudanças?
POR QUE VOCÊ RESISTE ÀS MUDANÇAS?
Olhando de uma ótica positiva, as mudanças oferecem novas oportunidades. Ela te coloca diante de uma nova realidade que você precisa aprender a dominar. Quanto mais você aprende, mais capacitado e confiante você fica.
Perceba que as pessoas que alcançaram o sucesso, todas, sem exceção, foram maleáveis, mudaram com o tempo, obedeceram o "fluxo da mudança", e isso não está atrelado a idade. Portanto, o verdadeiro propósito da mudança é nos transformar. É por isso que de tempos em tempos o Senhor dá uma chacoalhada na nossa vida, Ele tira as coisas do lugar.
Quase sempre resistimos a mudança. Mas, quando ela vier, tenha uma atitude de fé e creia que toda mudança, sem distinção, coopera para o seu bem porque você ama a Deus (Rm 8.28 ARA). Acreditar nisso será suficiente para que você caminhe firme todos os dias, sem medo de enfrentar o futuro.
Voltemos à pergunta inicial: Por quê você resiste às mudanças? Descobrir o “por quê” requer ir atrás das razões, dos motivos, que o fazem ficar aonde você está. Gostaria de abordar três motivos. O primeiro é a incerteza.
1 - INCERTEZA
O Dicionário Online de Português define incerteza como algo que é incerto ou que incita dúvida, indecisão.
A incerteza conduz ao medo. Você resiste às mudanças porque tem medo da incerteza que elas carregam consigo: "Como as coisas vão ficar? Como vai ser daqui pra frente? E agora? Eu já estava acostumado a fazer assim!" A incerteza traz o medo, e o medo te paralisa.
Você não muda aspectos da sua vida, que sabe que deveria mudar, porque tem medo da incerteza. Mas o fato de você não saber exatamente quais serão os resultados de uma mudança, não pode ser a desculpa para que você se mantenha inerte, parado. Está escrito: “Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando” (Tg 4.17 ARA). Sei o que devo fazer e não faço estou cometendo o pecado da omissão.
A incerteza caminha de mãos dadas com a dúvida. E a dúvida é inimiga da FÉ. E sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6 ARA).
Toda mudança traz o ingrediente do “desconhecido”. E isso te leva para o segundo motivo por quê você resiste às mudanças que é a zona de conforto.
II - ZONA DE CONFORTO
Você não quer promover mudanças na sua vida porque você está confortável aonde você está. Onde você está é o lugar que Deus quer que você esteja? "Pastor, estou tão bem nesse emprego, o meu salário dobrou eu só não posso mais ir para Igreja."
O raciocínio funciona da seguinte forma: “Se eu estou bem aqui, pra quê mudar?". Essa é a grande armadilha de ficar na zona de conforto: Você fica estagnado. Você não vai para frente.
A Igreja Primitiva estava cheia do Espírito Santo, vivendo milagres, experimentando um crescimento explosivo, vivendo em unidade e amor, prosperando... Eles estavam muito bem obrigado, estavam na sua zona de conforto. Porém, a ordem do Mestre era para que eles fossem e pregassem o Evangelho mundo afora. Então, o Senhor permitiu que viesse a perseguição e eles espalharam-se pelas nações cumprindo assim o Ide de Jesus.
Mudança requer gasto de energia na medida em que implica numa nova rotina de comportamentos, diferentes dos que estamos habituados a praticar.
Outro motivo por quê você resiste às mudanças é:
III - EXPOSIÇÃO A JULGAMENTO
Você não promove mudanças na sua vida porque, no seu íntimo, quer evitar o que as pessoas irão dizer a seu respeito. Você resiste às mudanças porque não quer ser exposto a julgamento.
Os apóstolos disseram: "Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens" (At 5.29). O Senhor sabe o que é melhor para você, e se isso significa viver em discordância com as expectativas alheias, qual é o problema? Faça o que tem de ser feito e ouça quem você deve ouvir!
Pedro quando decidiu sair do barco, sair da sua zona de conforto, se expôs ao julgamento dos outros discípulos, ser criticado, ridicularizado, todavia, a experiência que ele viveu nenhum outro jamais pôde experimentar.
CONCLUSÃO
Esteja aberto às mudanças que Deus quer fazer na sua vida. Não tenha medo, vença as incertezas sabendo que
o Senhor tem preparado um futuro promissor para você. Saia da zona de conforto que não te permite avançar e esteja disposto a fazer o que Deus manda ainda que isso implique em desagradar outras pessoas.
PR. CÉSAR BRAGA
Comentários
Postar um comentário