O que fazer com a Palavra de Deus?
Dt 4.1,2,5-8 :: Baixe Aqui! ::
Vivemos em um país onde a Palavra de Deus é de fácil acesso. É possível obtê-la gratuitamente na internet ou por intermédio de aplicativos de celular. Além disso, a Palavra é pregada nos mais diversos lugares, inclusive nos meios de comunicação.
Todavia, vemos muitas pessoas completamente alheias aos mandamentos de Deus, de modo que o fácil acesso à Palavra não resulta em mudança de atitudes.
O que fazer com a Palavra de Deus? Como reagir diante da Palavra do Senhor?
1. Ouvir (v. 1)
Dt 4.1,2,5-8 :: Baixe Aqui! ::
Vivemos em um país onde a Palavra de Deus é de fácil acesso. É possível obtê-la gratuitamente na internet ou por intermédio de aplicativos de celular. Além disso, a Palavra é pregada nos mais diversos lugares, inclusive nos meios de comunicação.
Todavia, vemos muitas pessoas completamente alheias aos mandamentos de Deus, de modo que o fácil acesso à Palavra não resulta em mudança de atitudes.
O que fazer com a Palavra de Deus? Como reagir diante da Palavra do Senhor?
1. Ouvir (v. 1)
Apesar de ser tão fácil o acesso à Palavra do Senhor, a verdade é que poucos a conhecem profundamente, inclusive nas igrejas. Por que isso acontece? Porque falta a determinação de ouvir a Palavra com atenção e meditar nela diariamente. Neste texto, Moisés encorajou o povo de Israel a ouvir com atenção os decretos e estatutos de Deus.
Amados, precisamos meditar na Bíblia diariamente. A Palavra diz que bem-aventurado é o varão que tem prazer na lei do Senhor e nela medita de dia e de noite (Sl 1.2).
Note que o maior capítulo da Bíblia, Salmos 119, é uma homenagem à lei do Senhor, evidenciando a importância que devemos dar aos mandamentos de Deus. E, no v. 97, o salmista disse: "Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia!".
Ler a Palavra é a maneira de conhecer a vontade de Deus para nós e o caráter do nosso Criador. Quando ouvimos a Palavra, a fé é gerada no nosso coração (Rm 10.17) e nos tornamos pessoas sábias e prudentes (Dt 4.6; Sl 119.98-100).
Por outro lado, desconhecer a Palavra é um perigo muito grande. O Senhor disse: "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento" (Os 4.6a). Aqueles que não possuem um fundamento bíblico sólido ficam vulneráveis a todo vento de doutrina e às palavras enganosas de homens cheios de astúcia (Ef 4.14).
2. Cumprir fielmente (vv. 1,2,6)
Não basta apenas ouvir a Palavra de Deus ou conhecê-la. É necessário praticá-la fielmente, se não estaremos apenas nos enganando (Tg 1.22). Existem pessoas que dia após dia ouvem a Palavra e até são tocados por ela, mas não amoldam suas vidas aos mandamentos do Senhor.
Tiago compara essas pessoas a alguém que olha o seu rosto num espelho, vai embora e se esquece da sua imagem (Tg 1.23). De fato, a Palavra de Deus revela quem somos e o que precisamos mudar.
Cabe salientar que nós não devemos fazer acréscimos ou diminuições à Palavra de Deus, e sim cumpri-la. Não é a Palavra que deve se adaptar a nós. Nós é que precisamos nos amoldar às Escrituras se quisermos agradar a Deus. Ver Mc 5.18,19; Ap 22.18,19.
Quando obedecermos à Palavra, as bênçãos do Senhor nos seguirão e nos alcançarão, teremos uma vida longa e plena (Dt 5.33; Dt 28.1,2). Seremos firmes e inabaláveis, como uma casa edificada sobre a rocha (Mt 7.24,25).
Aqueles, porém, que desobedecem aos mandamentos colhem maldição. São como uma casa edificada sobre a areia, cuja destruição é certa (Dt 28.15; Mt 7.25,26).
3. Ensinar (v. 5)
Moisés ensinou os estatutos do Senhor ao povo de Israel. Paulo disse que “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo” (II Tm 3.16).
A Palavra do Senhor deve ser ensinada aos nossos filhos, amigos e discípulos (Dt 6.6,7). A melhor educação que podemos deixar aos nossos filhos é ensinar-lhes a viver de acordo com a Palavra. E muitos pais têm falhado nesta tarefa, imputando-a aos líderes de célula e à igreja. Por isso, vemos tantos filhos de crentes que se desviam na adolescência e fase adulta.
Vale notar que o Senhor Jesus nos deu a missão de ensinar todas as coisas que ele nos ordenou (Mt 28.20). Não basta levar as pessoas a crer em Jesus, é necessário ensiná-las a obedecer à Palavra de Deus e a viver em santidade.
A melhor maneira de ensinar é através do exemplo, vivendo de acordo com a Palavra de Deus. Jesus ensinava com autoridade porque sua vida era plenamente de acordo com a vontade do Pai (Mt 7.28,29). A Bíblia diz que Jesus fazia e ensinava (At 1.1).
Conclusão
O Senhor nos chama hoje a dar maior valor à sua Palavra. A Bíblia não deve ser somente um livro empoeirado em nossas prateleiras ou um aplicativo esquecido no celular.
Precisamos ouvir com atenção os mandamentos de Deus e neles meditar diariamente para conhecer a vontade do Senhor e ouvir a sua voz.
Além disso, é necessário cumprir a Palavra fielmente e zelar para que a lei de Cristo seja realidade em nossas vidas.
Finalmente, cabe a nós ensinar a sã doutrina, espalhando a verdade que leva à libertação. O Senhor deseja que amemos a sua Palavra e vivamos a plenitude da sua vontade, que é boa, agradável e perfeita.
Pr. Renan Braga e Braga
Comentários
Postar um comentário