PROPÓSITO


Título: PROPÓSITO
Ministrante: Pr. Cássio Braga e Braga
Texto base: Colossenses 1:16-17 >> BAIXE AQUI! <<


“pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste.” (‭Colossenses‬ ‭1:16-17‬ ‭PTNVI‬‬).


INTRODUÇÃO:
Na vida de um homem, dois são os dias mais felizes: primeiro, o dia em que ele nasce; o segundo é o dia em que ele descobre por que nasceu. Billy Graham descobriu o propósito da sua vida, e por isso não morreu deixando saudades, mas deixando um legado eterno. O dia mais importante da vida de uma pessoa é quando ela descobre o propósito para o qual vive.
 
TRANSIÇÃO:

Propósito significa intenção, projeto; aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito; aquilo a que alguém se propôs ou por que se decidiu; decisão, determinação, resolução. Propósito é aquilo que dá sentido à nossa vida.
Muitas pessoas têm vivido de forma indevida e são mal resolvidas. Há alguns que pensam que são frutos do acaso, porém Albert Einstein, um dos homens mais inteligentes da história da humanidade, foi muito feliz ao declarar que “Deus não joga dados”. Antes de criar a Terra o Senhor já pensava em nós. Ele não nos criou por causa do mundo, mas criou o mundo por causa de nós. Nós somos o alvo do amor divino! Isso é tão verdade que fomos criados para a eternidade. Billy Graham entendeu isso tão perfeitamente que, certa vez, declarou:
“Algum dia você vai ler ou ouvir que Billy Graham está morto. Não acredite em nada disso. Eu estarei mais vivo do que estou agora. Eu apenas mudarei meu endereço. Eu irei para a presença de Deus.”
Existem pessoas que passam a vida inteira sem descobrir o verdadeiro propósito para o qual vieram ao mundo. Contudo, ninguém pode viver plenamente sem descobrir o propósito verdadeiro para o qual nasceu. Alguns vivem o propósito dos pais, do mundo, do profissionalismo, dos bens materiais. Entretanto, o propósito real da vida do ser humano está no Criador.
Há dois grandes erros que levam as pessoas a se distanciarem do seu verdadeiro propósito.
• O primeiro é pensar que o propósito da vida delas está nelas próprias.
• O segundo é pensar que Deus existe para ajudá-las na realização de propósitos humanos.
O propósito que o Senhor definiu para nós é anterior à nossa existência e à nossa concepção de propósito. Aliás, ninguém entende mais da criatura do que o Criador.
““Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.” (‭Jeremias‬ ‭1:5‬ ‭PTNVI‬‬).

Muitos buscam o propósito da sua vida nos negócios, nos prazeres, nos esportes, nos estudos. Porém não devemos buscar neste mundo o propósito da nossa vida, e sim em Deus, que já nos conhece desde antes da fundação do mundo. No Senhor está nosso desígnio!
 
Como podemos descobrir o verdadeiro propósito de Deus para nós? Compreendendo a nossa vida a partir da perspectiva divina. E como isso é possível? Utilizando a ótica da Palavra, pois é na Bíblia que está a visão do Criador para nós.
• Qual o propósito de uma lâmpada? Jogar futebol? Calçar? Comer? Obviamente não! Uma lâmpada foi feita para iluminar. Porém se ela for usada para outro fim, será inútil.
Quantos desejam viver o propósito de Deus para a sua vida?

De forma geral, Deus nos criou para três finalidades:
 
1- AGRADAR A DEUS:
 
Não fomos feitos para agradarmos a nós mesmos ou às pessoas, mas a Deus. Tudo foi criado para Ele! Fomos criados para Deus e para dependermos Dele! (01-03-2018) Fomos planejados para o louvor de Deus, e um dos significados para a palavra louvor no hebraico significa ação voluntária que expressa dependência absoluta de Deus. Isso implica em renunciar nossa vontade para vivermos a vontade do Senhor, o que é impossível se não amarmos a Deus.
“Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.” (‭Mateus‬ ‭22:37‬ ‭PTNVI‬‬).

“Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” (‭Mateus‬ ‭16:24‬ ‭PTNVI‬‬).
Agradar a Deus é renunciar nossos próprios propósitos para vivermos o propósito do Senhor.
• Billy Graham não morreu. Ele já era um homem morto, pois para cumprir o propósito divino de forma tão poderosa quanto ele o fez é necessário morrer para si mesmo.
 
2- SERVIR:

Servir está relacionado à nossa vocação. (04-03-2018) Vocação é disposição natural e espontânea que orienta uma pessoa no sentido de uma atividade, uma função ou profissão; pendor, propensão, tendência. É qualquer aptidão ou gosto natural; disposição, pendor, talento. Cumprir a vocação própria é uma grande realização.
“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” (‭Efésios‬ ‭2:10‬ ‭PTNVI‬‬).

Jesus foi o maior servo que já pisou nesta Terra, porque mesmo sendo Deus, fez-se servo. A melhor maneira de servirmos é exercendo nosso ministério, que resulta em boas obras. Para exercermos nosso ministério, Deus já nos capacitou com dons. Todos nós temos dons. O que temos feito com os dons que o Senhor nos deu? Se tivermos enterrado os dons que Deus nos deu, chegou o dia de desenterrá-los.
“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.” (‭1 Pedro‬ ‭4:10‬ ‭PTNVI‬‬).
Ministério e vocação são individuais. Deus capacita cada um com dons específicos para exercermos o ministério com o fim de servirmos aos outros. Quem ainda não descobriu qual o seu dom mostra que ainda não está vivendo o propósito de Deus. Se formos fiéis nas pequenas responsabilidades na vida terrena o Senhor nos colocará sobre o muito nesta vida e na eternidade.
““O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!’” (‭Mateus‬ ‭25:21‬ ‭NVI‬‬).

3- A MISSÃO:

A missão está relacionada ao chamado. Chamado é aquilo que Deus nos confiou para fazermos de forma geral.
“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.” (‭Mateus‬ ‭28:19-20‬ ‭PTNVI‬‬).
A missão da Igreja é uma só: pregar o evangelho e fazer discípulos, ao passo que a vocação é individual. Nesse contexto, vale ressaltar que não conhecemos método melhor que a visão celular para cumprimos a nossa missão, pois nessa estratégia nós ganhamos vidas, consolidamos, ministramos a Palavra toda semana, capacitamos os discípulos e enviamos discípulos para todas as nações.
É incompatível uma história de conversão sem que o coração esteja pelo cumprimento da missão. Quem verdadeiramente se converteu deseja ardentemente cumprir a missão. Não existe conversão sem missão, como também não há vocação sem visão. Se a minha vocação e o meu ministério não trabalham para cumprirmos a missão isso prova que estou fora da minha visão.
 
CONCLUSÃO:
 
São três aspectos que definem o nosso propósito: Deus precisa Se agradar de nós, temos de servir a Deus com os dons e talentos que Ele nos deu e devemos cumprir nosso chamado. Independente da forma como você se encontra hoje, o Senhor ainda quer você trabalhando na obra. Se isso acontecer nesta igreja, nós não deixaremos apenas saudade quando morrermos, mas deixaremos um legado eterno.

Cássio Braga e Braga

Comentários