CARACTERÍSTICAS DE UM VERDADEIRO ADORADOR


CARACTERÍSTICAS DE UM VERDADEIRO ADORADOR

Texto: Mt 2.1-12   >> BAIXE AQUI! <<

Introdução


Quando falamos em adoração, não nos referimos ao simples ato de cantar louvores. A adoração é a mais elevada forma de oração, de comunicação com Deus. É quando você o exalta pelo que Ele é. Você reconhece os seus atributos, como por exemplo: amor, majestade, santidade, fidelidade, misericórdia, poder, bondade...

Se na ação de graças você ora agradecendo um favor pessoal; se no louvor você se concentra no que Deus faz; na adoração você se envolve com a pessoa de Deus.

Adorar a Deus é mais que palavras. É um modo de viver. É amar a Deus de todo coração. É se prostrar diante dele oferecendo o seu melhor, o seu sacrifício e a sua gratidão. Quando você diz: “Eu te amo. Senhor”, você está adorando. Quando você simplesmente o contempla, não dizendo uma só palavra, está adorando. Quando se ajoelha diante dele, está adorando.

A adoração é a entrada no Santo dos Santos, para responder ao amor de Deus. Ali nada fala do homem, mas de Deus. É o reconhecimento do que Deus é. É a resposta do nosso amor ao amor divino.

Jesus declarou: “(...) que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” ‭‭(Jo ‭4.23‬) Se o Pai procura os verdadeiros é porque existem os falsos adoradores. Portanto, quais são as características dos verdadeiros adoradores? Gostaria de responder essa pergunta com base no texto que lemos no início.‬‬‬

1) Os verdadeiros adoradores têm disposição para adorar.

“Depois que Jesus nasceu em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do oriente chegaram a Jerusalém.” ‭(‭Mt ‭2.1)‬‬‬

Esses reis viajaram aproximadamente 1.600 Km, montados em camelos sob um sol escaldante, cruzando desertos, sujeitos ao frio, à tempestades de areia, ao ataque dos salteadores... Todo esse esforço porque eles desejavam adorar o Rei Jesus.

Seja sincero, você têm disposição para adorar a Deus? Que tipo de esforço você é capaz de fazer para adorar o Senhor? Consagrar um jejum de 12 horas ao Senhor para mortificar a minha carne e fortalecer o meu espírito. Levantar cedo para vir orar na Igreja ou, depois de um dia inteiro de trabalho vir orar até às 23 horas só para desfrutar de uma comunhão maior com Deus.

2) Os verdadeiros adoradores têm consciência de quem eles adoram.

“E perguntaram: Onde está o recém-nascido rei dos judeus? (...)” ‭(‭Mt‬ ‭2.2‬)‬‬‬

Esses magos sabiam quem era o objeto da sua adoração. Eles vieram à procura do Rei dos Judeus que acabara de nascer. Você conhece o seu Deus? Algumas pessoas não conhecem o Deus que elas servem. Tem uma visão distorcida do seu Deus. O Apóstolo Paulo perseguiu e matou os cristãos julgando estar fazendo um serviço a Deus. Jó depois de passar por muitas provações na sua vida, depois de ter tido muitas experiências com o Senhor fez a seguinte declaração: “Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.” ‭(‭Jó‬ ‭42.5-6‬)‬‬‬

Jesus disse a mulher samaritana: “Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.” ‭(‭Jo ‭4.22‬) Precisamos conhecer o nosso Senhor.‬‬‬

3) Os verdadeiros adoradores conhecem as promessas de Deus, as Sagradas Escrituras.

“(...) Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.” ‭(‭Mt‬ ‭2.2‬)‬‬‬

Eles reconheceram que aquela era a estrela que anunciava o nascimento de Jesus porque tinham conhecimento das Escrituras e da profecia do Antigo Testamento.

“Eu o vejo, mas não agora; eu o avisto, mas não de perto. Uma estrela surgirá de Jacó; um cetro se levantará de Israel. Ele esmagará as frontes de Moabe e o crânio de todos os descendentes de Sete.” ‭(‭Nm ‭24.17‬)‬‬‬

O Mestre advertiu seus os discípulos: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” ‭‭(Jo ‭5.39‬) Conhecer as Escrituras é conhecer o Senhor e a sua vontade que é nela revelada.‬‬‬

4) Os verdadeiros adoradores são liberais em dar, em ofertar ao Senhor.

“Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra.”
‭(‭Mt ‭2.11‬)‬‬‬

Um verdadeiro adorador sempre oferta para Deus o seu melhor. Os reis ofertaram ouro que é símbolo da realeza, representa poder, autoridade e era a moeda corrente de maior valor. Davi, porque amava o Senhor e a casa de Deus ofertou dos seus tesouros particulares: “E ainda, porque amo a casa de meu Deus, o ouro e a prata particulares que tenho dou para a casa de meu Deus, afora tudo quanto preparei para o santuário.”
‭(‭1Cr ‭29.3‬)‬‬‬

O verdadeiro adorador entende que Deus merece o melhor do seu tempo, do seu serviço, dos seus talentos,  dos seus recursos, enfim, da sua vida. Você têm dado o seu melhor para Deus? Muitas vezes queremos o melhor de Deus, mas não estamos dispostos a dar o nosso melhor para ele.

5) Os verdadeiros adoradores são dados a oração.

Os magos também ofertaram incenso que era um tipo de perfume muito valioso na época. O incenso representa a oração. O salmista Davi, um autêntico adorador, declara: “Seja a minha oração como incenso diante de ti e o levantar das minhas mãos como a oferta da tarde.” ‭(‭Sl ‭141.2‬)‬‬‬

A oração é a nossa comunicação com Deus. É a forma pela qual desenvolvemos a nossa intimidade com o Senhor. Passamos a reconhecer à sua voz e a sermos conhecidos no céu. Jesus é o nosso maior exemplo. Ele não apenas orava ao Pai, mas era um homem de oração. Todo adorador é exercitado na oração.

6) O verdadeiro adorador têm unção.

Os reis também ofertaram mirra. A mirra era o principal componente do óleo usado para unção (Ex 30.23). Ela representa a unção. A unção era a capacitação, dada por Deus a alguém, para desempenhar uma função ou uma missão. No Antigo Testamento basicamente eram três as figuras/funções que recebiam unção: o Rei, o Sacerdote e o Profeta.

A unção representava uma entrega total ao Senhor. Depois de ungido aquela pessoa ou aquele objeto era consagrado, separado para uso exclusivo de Deus. O verdadeiro adorador é alguém cheio da unção e que se consagra para o seu Senhor.

Conclusão

Deus nos chama para sermos verdadeiros adoradores.

PR. CÉSAR BRAGA

Comentários

  1. Pr. César a paz. Gostei imensamente de seu estudo, inclusive estou tirando proveito de seus comentários. Que Deus continue abençoando o seu ministério, e nosso Deus seja louvado em todo tempo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Deus continue te abençoando sempre 🙌🙏

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse estudo Pr. Cesar, Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Que estudo abençoado, simples e esclarecedor, Deus te abençoe mais e mais.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo comentário bem focado no alvo. Obrigado que Deus continue te abençoando você e toda a sua família concedendo muitos.

    ResponderExcluir
  6. Muitíssimo obrigado por nos trazer um estudo tão rico de conteúdo,vou fazer aplicação dele em um estudo que ministrarei na nossa congregação

    ResponderExcluir

Postar um comentário