COMO DISCERNIR A VONTADE DE DEUS?


COMO DISCERNIR A VONTADE DE DEUS?   >> BAIXE AQUI! <<


Texto: “Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do senhor.” (Ef 5.17 NVI)


Introdução


Falar da vontade de Deus é algo urgente e muito desafiador. Imagino que um dos maiores problemas que nós cristãos enfrentamos, no exercício da nossa fé, pode ser sintetizado na seguinte pergunta: Como posso conhecer a vontade de Deus para a minha vida? Não há um dia em nossas vidas que não tenhamos que enfrentar este problema, já que estamos permanentemente tomando decisões.


Esta expressão "vontade de Deus" embora tenha se tornado um clichê, uma frase feita, do tipo "estou orando por você", quando, em muitos casos, a pessoa não ora nem por si mesmo quanto mais pelos outros, é o que realmente importa em nossas vidas. Por que? Porque Deus é Pai, e Ele criou cada um de nós de forma única, com características e habilidades singulares e diferentes das outras pessoas. Deus nos ama e nos criou com propósitos únicos e a missão das nossas vidas é descobrir e viver esse projeto de Deus para nós. Então, como discernir a vontade de Deus para mim?


Antes de dizer “como” quero falar um pouco sobre a vontade de Deus. Veja esse versículo: “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam” (1 Co 2.9).


Muitos acham que esse texto se refere ao momento em que estaremos no céu, na Glória com Cristo, mas creio que este texto fala da vontade de Deus para nós aqui na Terra! Ele tem coisas para nós que ainda não vimos, não ouvimos falar e nem imaginamos. Na prática isso se traduz em você descobrir uma habilidade que não imaginava ter, em ser abençoado por alguém que você não tinha nenhuma intimidade, receber uma promoção quando não esperava, ser aprovado num concurso que você achava que não seria possível, e por aí vai.


1) A Vontade Soberana e Permissiva de Deus.


Para uma melhor compreensão, vamos dividir a vontade de Deus em vontade soberana e vontade permissiva.


A Bíblia nos mostra que um dos atributos de Deus é a soberania. Isso significa que nada foge do seu controle e que ninguém pega o Senhor de surpresa. Em outras palavras, não há nada que façamos ou falemos que possa surpreendê-lo.


Vamos usar o episódio de Jonas para mostrar essas duas características distintas da vontade de Deus.


"1 E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
3 Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR." (Jn 1.1-3)


Observe que o versículo 2 expressa a vontade soberana de Deus e o verso 3 a vontade permissiva. A vontade soberana do Senhor era que o profeta Jonas subisse até a grande cidade de Nínive e pregasse o arrependimento para que o povo se convertesse dos seus maus caminhos.


Se o profeta tivesse obedecido a ordem do Senhor e não tivesse tomado outro rumo, não teria passado por tudo aquilo pois não era a vontade de Deus. Mas por causa da sua desobediência, o Senhor permitiu todo aquele sofrimento para que o profeta descobrisse que nada foge do controle de Deus.


Note que a vontade permissiva se expressa por causa da desobediência do homem. Jó declarou: "Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido." (Jó 42.2) A Bíblia é bem clara, ninguém pode fugir ou escapar da vontade soberana de Deus.


Na vida do profeta Jonas não foi diferente. "Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe." (Jn 1.17) O propósito de Deus não deixou de ser cumprido, Jonas foi conduzido pelo grande peixe até a cidade de Nínive e, vendo que não adiantava lutar contra o Senhor, pregou o arrependimento e todo o povo se voltou para Deus. Isto nos mostra que o Senhor está no controle da situação e tudo ocorre debaixo do seu querer.


Prefira andar alinhado com a vontade soberana de Deus pois você estará seguro. Andar na vontade permissiva de Deus é como andar na contramão, isto é, um perigo constante que coloca em risco a sua vida e a vida de outros.


Mas como eu descubro qual é a vontade soberana de Deus para minha vida?


2) Pistas que nos conduzem a vontade de Deus.



Vamos ver algumas pistas que nos conduzirão no caminho da vontade do Senhor.


• A vontade de Deus sempre produzirá paz no seu coração.


Paulo escreveu que a paz de Deus deve reinar em nossos corações. “Seja a paz de Cristo o árbitro/o juiz em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.” ‭(Cl ‭3.15‬)


Se o que pensamos fazer nos faz perder a nossa paz, o nosso sono, isto é um indício de que algo está errado pois a paz interior é um termômetro da vontade de Deus.


Algo pode estar certo no seu ponto de vista e aos olhos de seus amigos, mas se não houver paz, o Espírito Santo está dizendo pra você: “Não!”


Talvez isso que você está pensando em fazer seja a coisa certa, mas pode não ser o momento ideal para fazê-lo. A Bíblia nos diz que “o coração do sábio conhece o tempo e o modo.” (‭‭Ec ‭8.5‬'b')


• A vontade de Deus sempre produzirá fé e não dúvida.


A fé tem uma inimiga declarada: a dúvida. A dúvida gera conflito, incerteza, hesitação. Tiago compara um coração duvidoso às ondas do mar, levadas de um lado para o outro pela força do vento (Tg 1.6). A dúvida é como areia movediça, um terreno perigoso, prestes a devorar sua vítima. A fé não habita onde houver dúvida.


A vontade de Deus sempre nos conduzirá para a fé. A fé se fundamenta no invisível: “Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem” (Hb 11.1).

Se você têm dúvidas com respeito a uma decisão, se ela persiste em ficar, isso é um sinal de que você não conta com a aprovação de Deus. Observe o que diz a Bíblia: “A fé que tu tens, guarda-a para ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.” ‭‭(Rm ‭14.22‬) Entretanto, se a dúvida foi embora levando consigo todo o medo, todo receio, toda insegurança, e a certeza invadiu o seu coração, Deus está nisso.


• A vontade de Deus sempre nos levará a agir de acordo com a sua Palavra.


A Bíblia é o sinal de trânsito de Deus. Precisamos conhecer este Código através do estudo sistemático da Palavra que exigirá de nós tempo e disciplina.


Visto que as Escrituras nos revelam a vontade de Deus; nunca devemos seguir um caminho contrário à verdade da Palavra.


Temos que ser guiados pelo Espírito Santo (Rm 8.14) e o Espírito Santo nunca vai nos levar para uma direção contrária às Escrituras. Por quê? Porque a Escritura foi dada aos homens através do Espírito Santo.


Deus ainda fala através de profecias, de sonhos e de visões, mas devemos sempre usar a Palavra de Deus como o padrão para julgá-los. Muitas heresias surgem através de visões e de "profecias" contrárias à Palavra. Seja um crente bereano! “Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo.” (At 17.11).


3) Atitudes que facilitam o conhecimento da vontade de Deus.


Algumas atitudes facilitam o conhecimento da vontade de Deus para nossa vida.


• Tome conselhos.


A Bíblia declara que "na multidão de conselheiros está a sabedoria" (Pv 24:6). Jesus disse que pela boca de duas ou três testemunhas uma coisa é estabelecida (Mt 18:16). Salomão nos ensina que “Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.” ‭(‭Pv ‭15:22) Aqui está o motivo do fracasso de muita gente: "Não ouve conselho." Maridos ouçam suas esposas, ouçam seus filhos! Esposas ouçam seus maridos!


O que o conselho de pessoas tementes a Deus tem a dizer? Ainda nesta direção...


• Ouça as experiências dos outros.


Algumas pessoas passaram por experiências semelhante a que estamos vivenciando. Por que não ouvi-las? Devemos ouvir as experiências dos outros, cotejando (comparando, confrontando) e conferindo com as experiências milenares da Bíblia.


• Peça sinais de Deus.


Os sinais são referências para orientação. Uma seta aponta para onde devemos ir. Existem situações na nossa vida que não sabemos o que fazer, nem para onde ir. Olhamos para um lado e para o outro e não vemos alternativas. Nestes momentos podemos erguer os nossos olhos e pedir o socorro do alto, a direção de Deus para nossa vida.


Acredito que o Senhor ainda se comunica conosco através de sinais como ele se comunicou com Gideão. Se você está precisando de uma resposta de Deus, busque um sinal do Senhor. Peça a Deus que te mostre através de algo que Ele colocar em seu coração. Quando eu e Clemilda estávamos decidindo a respeito do nosso casamento, pedimos que Deus nos desse um sinal da sua vontade e Ele confirmou do jeito que pedimos (autorização dos nossos pais e pastores).


“Pede para ti ao SENHOR teu Deus um sinal; pede-o, ou em baixo nas profundezas, ou em cima nas alturas.”
(Is 7:11) Os sinais que guiaram a vida de Gideão nos inspiram a pedir sinais a Deus para orientar também a nossa vida.


• Esteja em comunhão com Deus.


Para entendermos o que Deus deseja e quer de nós, é preciso buscá-lo em oração, meditar na sua Palavra para não errarmos a direção. Precisamos reservar tempo para perguntar a Ele qual é a Sua vontade. Se queremos obedecer, precisamos saber qual é a ordem a ser cumprida. Em nossos dias poucos cristãos oram, poucos leem a Bíblia, poucos cristãos vêm com regularidade a Igreja para estar em comunhão com os irmãos, e por isso muitos estão sem discernir a vontade de Deus.


Para sabermos a vontade do Criador, temos que estar em comunhão com Ele o tempo todo, passando momentos a sós em sua presença, buscando a sua vontade. Porém, para muitos cristãos hoje, isso tornou-se um fardo. Infelizmente a comunhão com Deus foi trocada pelos sites de relacionamentos. Não sou contra o uso destes sites, mas temos que separar tempo para estarmos em comunhão com Deus, afinal de contas é com Ele que vamos nos relacionar por toda a Eternidade.


É através da comunhão com o Senhor que saberemos a sua vontade para nossa vida.


Está escrito: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12.2) Deus permite que façamos escolhas, entretanto, se verdadeiramente desejamos saber qual é a sua vontade, Ele nos ajuda nesta jornada. O fator primordial é desejar a vontade de Deus.


• Se disponha a fazer a vontade de Deus.


Depois de conhecida a vontade Deus precisamos nos dispor a fazê-la. Se buscamos conhecer e não nos dispomos a cumpri-la, estamos brincando com Deus.
Mesmo que a vontade de Deus não coincida com a nossa, nosso compromisso deve ser cumpri-la.


A vontade do Senhor não deve ser uma possibilidade para o futuro, mas uma realidade presente. Se você não faz a vontade de Deus hoje, você não saberá a vontade de Deus para amanhã.


Conclusão


“Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano.”
‭(‭Sl ‭143.10‬)


Por mais que alcancemos o êxito em tudo que nós planejamos, quando estamos fora da vontade de Deus vivemos uma vida de frustrações. Mas por outro lado quando alinhamos a nossa vida ao propósito do Senhor, os céus se abrem e lutam em nosso favor, pois Deus tem uma aliança com quem cumpre sua vontade.


Quando estamos desalinhados com a vontade de Deus, passamos por situações desagradáveis que pode, inclusive, determinar o nosso fim.


Você está disposto a fazer a vontade de Deus?
As pessoas lutam com Deus por uma de duas razões:
1. Elas não conhecem a vontade de Deus e estão tentando encontrá-la.
2. Elas conhecem a vontade de Deus e estão indecisas sobre fazê-la ou não.
Com qual dessas alternativas você está lutando?


PR. CÉSAR BRAGA

Comentários