MARCAS NA VIDA DE UM LÍDER


MARCAS NA VIDA DE UM LÍDER

Texto: Genesis 6: 5-22     >> BAIXE AQUI! <<



Introdução

Ser um cristão usado por Deus deve ser o alvo de todo aquele que ama o Senhor e o seu reino. Influenciar pessoas a se voltarem para Cristo, e a viver o propósito para o qual foram criadas, é o nosso desafio e chamada. 


Ao olharmos para a Palavra de Deus, vemos exemplos de homens que cumpriram essa chamada e que marcaram a sua geração cujo modelo nos motiva a imitá-los. Noé, sem dúvida, é um deles. Vamos olhar para a sua vida e extrair as MARCAS DE UM GRANDE LÍDER.

I - Noé chamou a atenção de Deus por suas qualidades interiores.



"(...) Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos. Noé andava com Deus." (Gn 6.9)


Chamamos a atenção dos homens, basicamente, de três maneiras: pelo que temos, pelo que aparentamos ter ou pelo que fazemos, isto é, pelas nossas obras, pelo nosso serviço, enfim, pelas nossas qualidades exteriores. Porém, a atenção de Deus é atraída de forma diferente.


Noé despertou a atenção do Senhor pelo que ele era, por sua vida. A Bíblia diz que ele "era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos." Noé tinha vida com Deus, ele "andava com Deus" (Gn 6.9). Não foi pelo seu serviço ou pelo seu trabalho que ele atraiu o olhar do Senhor. Não foi quando ele começou a construir a arca ou depois da sua conclusão. Noé despertou a atenção de Deus pelo seu caráter, por suas qualidades interiores, pela sua essência. Ele possuía três características que o diferenciavam dos demais homens da sua geração: Santidade, Integridade e Intimidade com Deus.


O Senhor não valoriza tanto dons e talentos quanto valoriza caráter. Quando sobra talento e falta caráter, o resultado é uma vida sem credibilidade.


Todo líder chama a atenção de Deus e dos seus discípulos pelas suas qualidades interiores, pois ninguém quer andar com um líder mau caráter.


II - Noé foi um visionário. Ele teve a sensibilidade para perceber uma grande visão.


"Faz para ti uma arca de madeira de gofer: farás compartimentos na arca, e a revestirás de betume por dentro e por fora." (Gn 6.14)

Deus precisa de pessoas que tenham disposição para fazer o que homens comuns não ousam fazer e que se movam na direção da visão dada por Ele; ainda que, aos nossos olhos, seja algo grandiosamente absurdo. A visão que Deus nos dá sempre é maior do que nós mesmos.


A visão dada a Noé era muito maior do que ele. Aquele projeto exigiu de Noé um alto preço para sua execução, mas ele assumiu o desafio. Arregaçou as mãos para obra e fez discípulos quando transmitiu a visão para outros. Diz às escrituras: “Assim fez Noé, conforme a tudo o que Deus lhe ordenara.” (Gn 6.22) Isso lhe garantiu um êxito sobrenatural.


Todo líder recebe visões de Deus e tem a capacidade de fazer com que os discípulos sonhem com ele.


III - Noé teve a incrível capacidade de começar uma grande obra sem se prender ao argumento de falta de recursos.

Quando a obra é de Deus, os recursos para a sua realização vem d’Ele. O Senhor é o provedor da sua obra.


Noé era lavrador. Como pode um lavrador, construir uma embarcação com dimensões de um transatlântico sendo 150 m de comprimento, 25 m de largura, 15 m de altura, diversos compartimentos e extremamente funcional para que não afundasse? Foi um trabalho grandioso e que demandou anos.


Noé não tinha recursos, mas não se prendeu a isso. Recebeu uma visão e decidiu levá-la a cabo usando os recursos que tinha nas mãos. Às vezes, usamos deste argumento para não realizar aquilo que nos foi pedido. O Senhor usará aquilo que temos em nossas mãos.


Note que naquela geração Deus não encontrou vários Noés. Ele encontrou apenas um. E não foi por encontrar apenas um que Ele desistiu do seu propósito. Se hoje você ainda não tem a equipe que sonha, ou se a sua equipe é composta por apenas um, com quem você realmente pode contar; trabalhe com este, pois Deus honrará seu esforço lhe entregando uma equipe completa.


Todo líder tem a certeza de que trabalha por uma grande obra, não se prendendo a falta de recursos. Ele trabalha com o “real” para atingir o seu “ideal”.


IV - Noé também teve a capacidade de gerar motivação e unidade na sua equipe sem perder o foco.


Começar uma grande obra é um desafio enorme. Envolver pessoas trabalhando com motivação é um feito para grandes líderes.


Noé se enquadra nesse seleto grupo, pois conseguiu essa façanha. Ninguém da sua equipe, embora fosse os seus filhos, abandonou o projeto no meio do caminho. Aprendo com isso que somente os filhos não nos abandonam diante de grandes desafios. O Senhor lhe deu uma equipe fiel e perseverante, que não perdeu o foco, apesar das adversidades enfrentadas no percurso.


Aquela era uma obra de proporções gigantesca que demandou muito trabalho, recursos e tempo. Noé, porém, em nenhum momento, desistiu de chegar onde Deus lhe havia proposto. Muitos, hoje, usam o argumento de que cuidar de vidas dá muito trabalho que não lhe sobra tempo para mais nada. Na realidade, essas pessoas escondem uma falta de disposição para fazer o que Deus mandou. Resgatar os perdidos não é fácil mesmo, concordo, porém, a parte mais difícil Jesus já fez. Ele deu a sua vida!


Todo líder mantém sua equipe motivada e unida sem perder o foco.


V - Noé sabia que tudo tinha início no Altar


"E edificou Noé um altar ao SENHOR; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar. E o SENHOR sentiu o suave cheiro, e o SENHOR disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz. Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão."
(Gn 8:20-22)

O chamado de Noé começou com uma palavra de Deus ao seu coração, imagino, num altar. Depois de ter vencido o maior de todos os desafios de sua vida que foi construir a arca e sobreviver ao dilúvio. O primeiro ato de Noé não foi dar uma festa, pelo contrário, ele levanta um altar gerando grande prazer ao coração de Deus pelo homem, pois a sua chamada, acontece exatamente quando Deus arrependeu-se de ter criado o homem.


Esta é a maior marca na vida de um líder. Uma vida no altar de Deus.


Conclusão



Que o Senhor nos levante para fazer a diferença nesta geração como líderes que chamem a atenção de Deus pelas qualidades interiores, que sejamos visionários, que não nos prendamos ao argumento da falta de recursos, que sejamos motivadores sem perder o foco e que a nossa vida esteja sempre no altar de Deus.


PR. CÉSAR BRAGA

Comentários