SEJAMOS LUZ
Texto: João 1:1-5 >> BAIXE AQUI! <<
Introdução
Que sejamos luz! Esse é o desejo do Senhor para vida de todo cristão. Ele quer que resplandeçamos aonde estamos plantados, na geografia que vivemos, através de um testemunho irrepreensível. Jesus disse: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5:16) A luz foi uma das primeiras coisas que Deus criou pois havia trevas na terra (Gn 1:2-3). Cristo deseja manifestar a luz dele através de nós para dissipar toda trevas que nos rodeia. Jesus é o verbo que se fez carne, o Deus que se fez homem. João diz que Ele era a luz dos homens (Jo 1:4).
I - Jesus e a criação
O texto que lemos aborda o princípio, o começo. Jesus estava presente na criação, orquestrando tudo como um grande maestro. Nada pôde ser criado na ausência do verbo. A Bíblia descreve: "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." (V.3)
Existe um paralelo entre a criação e a revelação de Jesus. Os dois primeiros versículos do evangelho de João mencionam a palavra "PRINCÍPIO". "No princípio era o Verbo (...)" e "Ele estava no princípio com Deus." (Vs.1,2) Observe que Deus disse: "Haja luz" (Gn 1:3), e que Jesus falou: "Eu sou a luz" (Jo 8:12).
Quando lemos o capítulo primeiro de Gênesis, vemos que Deus encontra uma terra devastada, sem forma e vazia. Creio que Deus fez a terra belíssima, entretanto, quando Lucifer foi precipitado do céu com a terça parte dos anjos que também se rebelaram contra o Senhor, ele destruiu tudo à semelhança de um meteoro quando cai na terra (Is 14:15). Talvez tenha sido nesta época que muitas espécies tenha desaparecido como aconteceu com os dinossauros. O Senhor transformou aquele cenário de destruição pelo poder da sua palavra! Ele passou os 3 primeiros dias dando forma a terra e os 4 últimos dias preenchendo-a. Deus introduziu a vida na sua criação. O Senhor fez separação entre a luz e as trevas. Ele é especialista em fazer as coisas darem certo.
Outro fato interessante na narrativa da criação no livro de Gênesis capítulo 1, é que podemos perceber facilmente a presença de Deus o Pai e, também, a figura do Espírito Santo. Onde estava Jesus? Quando o Senhor disse: "Haja luz", que luz é essa pois o sol e a lua só foram criados no 4 dia? Podemos entender que Deus estava convidando Jesus para entrar e fazer parte do grupo de trabalho da criação. Jesus é a luz que resplandece sobre a terra. Ele entrou na criação para dá início ao processo de transformação.
II - O poder da palavra
A mudança ocorreu através da palavra. Foi quando Deus disse: "Haja", que tudo veio a existir pelo PODER DA PALAVRA. Como diz o autor de Hebreus 1:3,"e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder (...)"
A palavra tem poder! Palavras criam ambientes. As palavras podem criar ou destruir, levantar ou abaixar, deformar ou transformar. A palavra têm o poder de fazer do caos um lugar de paz! Jesus falou em João 6:63 "(...) as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida." Todas as palavras são espírito, mas nem todas as palavras são de vida. Cristo estava dizendo que as suas palavras eram vida. Toda vez que liberamos palavras de vida nos tornamos semelhante à Jesus.
Já entrou num lugar onde você sentiu o ambiente pesado, a atmosfera carregada? Isso é fruto das palavras que foram liberadas naquele lugar. As palavras não são físicas, elas estão em uma dimensão espiritual, portanto, toda palavra é espiritual.
Quando liberamos palavras negativas, de maldição, de derrota, de fracasso, elas atraem os demônios que agarram aquela palavra e trabalham até que ela se cumpra. Da mesma forma, quando liberamos palavras de vida, de bênçãos, de vitória, elas atraem os anjos de Deus que agarram aquela palavra e trabalham até que ela se cumpra. Portanto, tudo o que dizemos atrai exatamente aquilo que falamos e a presença dos anjos ou dos demônios. Não seja negligente com as palavras! Nunca brinque com as palavras!
III - É chegado o reino dos céus
Existem decretos que precisamos liberar para que uma nova realidade se estabeleça. A maior confissão que alguém pode fazer na vida é: Jesus Cristo é o Senhor! (1 Co12:3) Quando Jesus entra e assume o controle mudanças ocorrem.
A segunda maior confissão que podemos fazer para mudar realidades assim como aceitar Jesus, é: "É chegado o Reino dos Céus." Essa é uma confissão profética que traz um confronto espiritual com o projeto de Deus para transformar a terra.
Quem foi a primeira pessoa a utilizar? João Batista (Mt 3:1-2). A expressão "é chegado" no grego significa: "Está próximo, está em minhas mãos." João começou a pregar no deserto da Judéia, num lugar onde nada florescia, onde não havia tráfego de pessoas. E ele começou a declarar: "É chegado o reino dos céus!" De repente começou a vir gente de Jerusalém, da Judéia e das regiões adjacentes do Jordão e se aglomerou uma verdadeira multidão de pessoas. João Batista usou o poder profético da palavra e a realidade daquele lugar mudou.
Em Mateus 4:13-17 Jesus começou a pregar e a declarar: "É chegado o reino dos céus." Aquelas duas cidades viviam em densas trevas longe de Deus. Entretanto, a Bíblia diz que "o povo, que estava assentado em trevas, viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, a luz raiou." (V.16) Pelo poder profético de um decreto o reino de Deus foi estabelecido naquela região.
Em Mateus 10:1,5-7 o Senhor Jesus dá poder aos doze e os envia a pregar que "é chegado o reino dos céus".
Nessas referências que acabamos de ler, percebemos que existe uma conexão entre elas. Quando Jesus diz "é chegado o reino dos céus", reino significa domínio, governo, fala de autoridade, de realeza. Não existe território desocupado, não existe reino sem rei. Em todo Reino a vontade do Rei é soberana. No céu o Rei governa, a sua vontade é soberana. Quando Jesus entra na terra, Ele traz o seu reino. E quando o seu reino chega, Ele vêm junto.
Jesus ensinando os discípulos a orar disse: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu." (Mt 6:9-10)
Qual é a prioridade da sua vida? A algo muito mais importante que o pão, perdão ou libertação. É chamar o REINO DE DEUS, agindo de maneira que a vontade do Senhor seja feita na terra como ela é soberana no céu. Se o reino do céu descer, se estabelecer, você será suprido em tudo na sua vida.
Como eu sei que o Reino do céus chegou? Quando a vontade do céu se concretiza aqui na terra.
Quando o reino chega vem o processo da colonização.
Quanto maior o território maior é a glória do Reino. É por isso que eles cruzavam os mares à procura de novos territórios ou invadiam as outras nações. Nós falamos português porque fomos colonizados por Portugal.
Quando o reino vem há um processo de mudança.
A colônia precisa ser uma réplica do que é o reino. O desejo de Deus é que a terra seja uma extensão, uma réplica do céu.
Quando Deus fez a terra era assim. Só que Adão e Eva entregaram o governo para o diabo. E o diabo tomou posse da autoridade dada por eles e começou a destruir a terra e o homem deformando a imagem do Criador.
Mas Jesus entrou na terra, a luz brilhou dissipando as trevas e o reino de Deus veio junto. Onde o rei está o reino está.
Como é no céu? Lá no céu tem fome? Tem doença? Tem escuridão? Tem oprimido?
Não!!!! Jesus veio e trouxe o céu para a terra! A sua maior oração deve ser: "VENHA O TEU REINO."
Nunca foi plano de Deus levar a terra para o céu, e sim, o céu para a terra. "E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido." (Ap 21:2)
Jesus ensinou para os discípulos que quando eles chegassem em algum lugar deveriam declarar: "É CHEGADO, CHEGOU O REINO DOS CÉUS." Nessa declaração você invoca a presença de Deus confrontando o mal e o território daquele lugar.
HÁ PODER NA PALAVRA QUE VOCÊ LIBERA! DECLARE: "VENHA O TEU REINO!!!"
Todo governo que está clandestino vai sair pois a luz de Deus vai chegar e haverá mudança e transformação.
VOCÊ TEM QUE CRER COMO JESUS ACREDITAVA!!!
Você já perdeu alguma coisa? Quando vou declarar que o Reino do Deus chegou haverá restituição.
Conclusão
Jesus disse: "E eu te darei as chaves do reino dos céus (...)" (Mt 16:19) Hoje o Senhor está te entregando uma chave. Use! Não inutilize essa chave. Existem outras.
A chave é um entendimento, não é uma coincidência. É uma verdade de Deus. Você é profeta! Você é escolhido!
Declare na sua casa, no seu emprego, no seu casamento, na sua vida espiritual, nas suas finanças, na sua célula, no seu ministério: "É chegado o reino de Deus! Aqui vai ser como é no céu." Há poder nessa Palavra!
APÓSTOLO MILTON EBENEZER
Texto: João 1:1-5 >> BAIXE AQUI! <<
Introdução
Que sejamos luz! Esse é o desejo do Senhor para vida de todo cristão. Ele quer que resplandeçamos aonde estamos plantados, na geografia que vivemos, através de um testemunho irrepreensível. Jesus disse: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5:16) A luz foi uma das primeiras coisas que Deus criou pois havia trevas na terra (Gn 1:2-3). Cristo deseja manifestar a luz dele através de nós para dissipar toda trevas que nos rodeia. Jesus é o verbo que se fez carne, o Deus que se fez homem. João diz que Ele era a luz dos homens (Jo 1:4).
I - Jesus e a criação
O texto que lemos aborda o princípio, o começo. Jesus estava presente na criação, orquestrando tudo como um grande maestro. Nada pôde ser criado na ausência do verbo. A Bíblia descreve: "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." (V.3)
Existe um paralelo entre a criação e a revelação de Jesus. Os dois primeiros versículos do evangelho de João mencionam a palavra "PRINCÍPIO". "No princípio era o Verbo (...)" e "Ele estava no princípio com Deus." (Vs.1,2) Observe que Deus disse: "Haja luz" (Gn 1:3), e que Jesus falou: "Eu sou a luz" (Jo 8:12).
Quando lemos o capítulo primeiro de Gênesis, vemos que Deus encontra uma terra devastada, sem forma e vazia. Creio que Deus fez a terra belíssima, entretanto, quando Lucifer foi precipitado do céu com a terça parte dos anjos que também se rebelaram contra o Senhor, ele destruiu tudo à semelhança de um meteoro quando cai na terra (Is 14:15). Talvez tenha sido nesta época que muitas espécies tenha desaparecido como aconteceu com os dinossauros. O Senhor transformou aquele cenário de destruição pelo poder da sua palavra! Ele passou os 3 primeiros dias dando forma a terra e os 4 últimos dias preenchendo-a. Deus introduziu a vida na sua criação. O Senhor fez separação entre a luz e as trevas. Ele é especialista em fazer as coisas darem certo.
Outro fato interessante na narrativa da criação no livro de Gênesis capítulo 1, é que podemos perceber facilmente a presença de Deus o Pai e, também, a figura do Espírito Santo. Onde estava Jesus? Quando o Senhor disse: "Haja luz", que luz é essa pois o sol e a lua só foram criados no 4 dia? Podemos entender que Deus estava convidando Jesus para entrar e fazer parte do grupo de trabalho da criação. Jesus é a luz que resplandece sobre a terra. Ele entrou na criação para dá início ao processo de transformação.
II - O poder da palavra
A mudança ocorreu através da palavra. Foi quando Deus disse: "Haja", que tudo veio a existir pelo PODER DA PALAVRA. Como diz o autor de Hebreus 1:3,"e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder (...)"
A palavra tem poder! Palavras criam ambientes. As palavras podem criar ou destruir, levantar ou abaixar, deformar ou transformar. A palavra têm o poder de fazer do caos um lugar de paz! Jesus falou em João 6:63 "(...) as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida." Todas as palavras são espírito, mas nem todas as palavras são de vida. Cristo estava dizendo que as suas palavras eram vida. Toda vez que liberamos palavras de vida nos tornamos semelhante à Jesus.
Já entrou num lugar onde você sentiu o ambiente pesado, a atmosfera carregada? Isso é fruto das palavras que foram liberadas naquele lugar. As palavras não são físicas, elas estão em uma dimensão espiritual, portanto, toda palavra é espiritual.
Quando liberamos palavras negativas, de maldição, de derrota, de fracasso, elas atraem os demônios que agarram aquela palavra e trabalham até que ela se cumpra. Da mesma forma, quando liberamos palavras de vida, de bênçãos, de vitória, elas atraem os anjos de Deus que agarram aquela palavra e trabalham até que ela se cumpra. Portanto, tudo o que dizemos atrai exatamente aquilo que falamos e a presença dos anjos ou dos demônios. Não seja negligente com as palavras! Nunca brinque com as palavras!
III - É chegado o reino dos céus
Existem decretos que precisamos liberar para que uma nova realidade se estabeleça. A maior confissão que alguém pode fazer na vida é: Jesus Cristo é o Senhor! (1 Co12:3) Quando Jesus entra e assume o controle mudanças ocorrem.
A segunda maior confissão que podemos fazer para mudar realidades assim como aceitar Jesus, é: "É chegado o Reino dos Céus." Essa é uma confissão profética que traz um confronto espiritual com o projeto de Deus para transformar a terra.
Quem foi a primeira pessoa a utilizar? João Batista (Mt 3:1-2). A expressão "é chegado" no grego significa: "Está próximo, está em minhas mãos." João começou a pregar no deserto da Judéia, num lugar onde nada florescia, onde não havia tráfego de pessoas. E ele começou a declarar: "É chegado o reino dos céus!" De repente começou a vir gente de Jerusalém, da Judéia e das regiões adjacentes do Jordão e se aglomerou uma verdadeira multidão de pessoas. João Batista usou o poder profético da palavra e a realidade daquele lugar mudou.
Em Mateus 4:13-17 Jesus começou a pregar e a declarar: "É chegado o reino dos céus." Aquelas duas cidades viviam em densas trevas longe de Deus. Entretanto, a Bíblia diz que "o povo, que estava assentado em trevas, viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, a luz raiou." (V.16) Pelo poder profético de um decreto o reino de Deus foi estabelecido naquela região.
Em Mateus 10:1,5-7 o Senhor Jesus dá poder aos doze e os envia a pregar que "é chegado o reino dos céus".
Nessas referências que acabamos de ler, percebemos que existe uma conexão entre elas. Quando Jesus diz "é chegado o reino dos céus", reino significa domínio, governo, fala de autoridade, de realeza. Não existe território desocupado, não existe reino sem rei. Em todo Reino a vontade do Rei é soberana. No céu o Rei governa, a sua vontade é soberana. Quando Jesus entra na terra, Ele traz o seu reino. E quando o seu reino chega, Ele vêm junto.
Jesus ensinando os discípulos a orar disse: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu." (Mt 6:9-10)
Qual é a prioridade da sua vida? A algo muito mais importante que o pão, perdão ou libertação. É chamar o REINO DE DEUS, agindo de maneira que a vontade do Senhor seja feita na terra como ela é soberana no céu. Se o reino do céu descer, se estabelecer, você será suprido em tudo na sua vida.
Como eu sei que o Reino do céus chegou? Quando a vontade do céu se concretiza aqui na terra.
Quando o reino chega vem o processo da colonização.
Quanto maior o território maior é a glória do Reino. É por isso que eles cruzavam os mares à procura de novos territórios ou invadiam as outras nações. Nós falamos português porque fomos colonizados por Portugal.
Quando o reino vem há um processo de mudança.
A colônia precisa ser uma réplica do que é o reino. O desejo de Deus é que a terra seja uma extensão, uma réplica do céu.
Quando Deus fez a terra era assim. Só que Adão e Eva entregaram o governo para o diabo. E o diabo tomou posse da autoridade dada por eles e começou a destruir a terra e o homem deformando a imagem do Criador.
Mas Jesus entrou na terra, a luz brilhou dissipando as trevas e o reino de Deus veio junto. Onde o rei está o reino está.
Como é no céu? Lá no céu tem fome? Tem doença? Tem escuridão? Tem oprimido?
Não!!!! Jesus veio e trouxe o céu para a terra! A sua maior oração deve ser: "VENHA O TEU REINO."
Nunca foi plano de Deus levar a terra para o céu, e sim, o céu para a terra. "E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido." (Ap 21:2)
Jesus ensinou para os discípulos que quando eles chegassem em algum lugar deveriam declarar: "É CHEGADO, CHEGOU O REINO DOS CÉUS." Nessa declaração você invoca a presença de Deus confrontando o mal e o território daquele lugar.
HÁ PODER NA PALAVRA QUE VOCÊ LIBERA! DECLARE: "VENHA O TEU REINO!!!"
Todo governo que está clandestino vai sair pois a luz de Deus vai chegar e haverá mudança e transformação.
VOCÊ TEM QUE CRER COMO JESUS ACREDITAVA!!!
Você já perdeu alguma coisa? Quando vou declarar que o Reino do Deus chegou haverá restituição.
Conclusão
Jesus disse: "E eu te darei as chaves do reino dos céus (...)" (Mt 16:19) Hoje o Senhor está te entregando uma chave. Use! Não inutilize essa chave. Existem outras.
A chave é um entendimento, não é uma coincidência. É uma verdade de Deus. Você é profeta! Você é escolhido!
Declare na sua casa, no seu emprego, no seu casamento, na sua vida espiritual, nas suas finanças, na sua célula, no seu ministério: "É chegado o reino de Deus! Aqui vai ser como é no céu." Há poder nessa Palavra!
APÓSTOLO MILTON EBENEZER
Comentários
Postar um comentário