AVALIANDO O MEU COMPROMISSO COM DEUS


AVALIANDO O MEU COMPROMISSO COM DEUS

Texto: Lc 14:26-27  >> BAIXE AQUI! <<


“Se alguém vem a mim e ama seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.”

Introdução

Neste texto que acabamos de ler, Jesus revela com muita clareza os requisitos necessários à quem deseja se tornar seu discípulo. É indispensável amar o Senhor muito mais do que ama o seu pai, mãe, mulher, filhos, irmãos e até a própria vida. Precisa também carregar a sua cruz, que representa a renúncia da sua vontade para fazer a vontade do Senhor. Resumindo, para me tornar discípulo de Cristo, Ele exige de mim compromisso com Deus.

O que é Compromisso? É comprometimento. É um acordo firmado, não segundo a minha vontade, mas segundo as cláusulas de Deus. Compromisso é uma obrigação; um dever assumido com alguém, no caso com o Senhor. Compromisso é também um pacto; uma aliança.

Compromisso com Deus é algo indispensável a nós cristãos e que precisamos demonstrar e viver ao longo da nossa caminhada. Vou repetir, Jesus exige isso. "(...) Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me." (Lc 9:23) Compromisso com Deus é a demonstração de que reconhecemos a majestade e supremacia de Cristo e nos submetemos a ela.

Como descobrir se tenho compromisso com Deus? O nosso compromisso com Deus se revela através de três atitudes. A primeira atitude é:

1) Compromisso com a Palavra de Deus.

“Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!”
‭ (Sl 119:97)‬

O salmista declara o seu amor pela Palavra de Deus. Esse amor é expresso por meio da meditação diária na verdade Sagrada que é algo que produz crescimento espiritual.

A atitude de Jesus no deserto, quando tentado pelo diabo, é um exemplo maravilhoso de alguém que conhecia e amava as Escrituras Sagradas. Ele resistiu firmemente aos convites do tentador para pecar, com uma poderosa expressão: “Está escrito (...)” (Mt 4:4).

O nosso compromisso com Deus está diretamente ligado ao compromisso com a Palavra de Deus. Isso inclui, não apenas, a leitura e a meditação, mas principalmente a submissão e obediência aos princípios e mandamentos nela manifestos. Jesus não somente conhecia a Palavra de Deus, mas Ele se submetia a ela.
Vamos exemplificar  para uma melhor compreensão.

Exemplo 1: Quando você que é crente se apaixona por alguém que não comunga da sua fé, e essa pessoa te propõe o início de um relacionamento. Entretanto, o Espírito Santo te faz lembrar que a Palavra de Deus diz: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.” (2 Co 6:14-18)

Como é que eu demostro que tenho compromisso com Deus? Quando me submeto a Palavra de Deus e abro mão de fazer a minha vontade para satisfazer a vontade do Senhor, dizendo "não" a esse relacionamento.

Exemplo 2: Quando você recebe o seu salário e percebe que não vai dá para pagar todas as suas obrigações e o inimigo sugere que você não devolva o dízimo. Todavia a Palavra de Deus diz: “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.” ‭(Ml 3:10-11) ‭‬‬

Como eu demostro que tenho compromisso com Deus? Quando eu não decido não negociar a minha fidelidade. Avalie: Você tem de fato compromisso com Deus? Você tem compromisso com a Palavra de Deus? O bom desenvolvimento de um, precisa necessariamente do outro como fundamento.

A segunda atitude que revela que eu tenho compromisso com Deus é:

2) Compromisso com a Obra de Deus.

“Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente! (...)” (Jr 48:10'a')

Como eu posso dizer que tenho compromisso com Deus se não tenho compromisso com a sua obra, com o que Ele me mandou fazer, com o seu "Ide"? Cristãos sem compromisso com a obra de Deus nas Igrejas dos nossos dias, é mais comum que um parlamentar investigado na “lava-jato”. Como diria Boris Casoy: "Isso é uma vergonha!"

O Senhor já havia dito ao profeta a milhares de anos atrás: “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente!” Cristãos que substituem suas responsabilidades na obra de Deus por qualquer coisa estão na mira do “radar negativo” de Deus.

Compromisso com Deus exige compromisso com a obra de Deus. Se você assumiu algo no Reino de Deus, honre o compromisso assumido e dê o seu melhor até o fim. E se não assumiu, se disponha. “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” ‭(‭Ec ‭9:10‬)‬‬‬

Recentemente, de maneira informal e sem que eles percebessem, questionei os líderes dos ministérios de louvor, dança e teatro sobre a falta de compromisso das pessoas com relação à obra de Deus. Eles me falaram da guerra que eles têm enfrentado devido ao excesso de faltas nos ensaios. Dor de cabeça, dor no pé, mal estar repentino, visita a casa de parentes e tantas outras desculpas que são dadas para justificar as constantes faltas. E isso compromete a excelência do trabalho que fazemos, primeiramente para Deus e depois para a edificação da Igreja.

O compromisso é a marca registrada do crente. É como se fosse o “selo de qualidade” dele.

É comum as pessoas aceitarem facilmente o convite para uma festa, um almoço, um passeio ou qualquer outra atividade recreativa, mas quando o assunto é relacionado a obra de Deus(evangelismo, culto, oração, visita, ensaio), elas não têm a mesma disponibilidade. Inventam desculpas e colocam tudo acima da obra de Deus, ou devo dizer de Deus. Pois não é para ele o nosso trabalho ou Ele é um mero expectador da nossa vida que sempre fica em segundo lugar?

Se você deseja demonstrar compromisso com Deus, tenha compromisso com a obra de Deus. Ter compromisso com a obra de Deus inclui: Orar pela Igreja (discípulos, líderes, Pastores, projetos do Ministério, etc.); Contribuir tanto com a sua mão de obra quanto com os seus recursos para expansão do Reino.

Os Apóstolos eram tão comprometidos com a obra de Deus que morreram por esta causa.

“E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus." (Lc 9:62)

A terceira e última atitude que revela que eu tenho compromisso com Deus é:

3) Compromisso com a Igreja.

"Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios." (Sl 84:10)

É impressionante o número de pessoas que acham que para ser um cristão saudável não é mais necessário ir a Igreja ou ser da Igreja, porque são Igreja. Pensam que a intimidade com Deus está desligada da vivência no Templo. Horrível engano!

Escolho seguir pelo caminho do salmista. Prefiro estar na casa Deus e desfrutar da comunhão com os irmãos. Estar na casa de Deus é estar na casa do Pai.

O Salmista demonstrava profunda alegria pelo “simples” fato de ser convidado a ir a casa do Senhor: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”. (Sl 122:1)

Seu compromisso com Deus exige que você tenha compromisso com a Igreja de Deus. Ela é o corpo de Cristo. A noiva do Cordeiro.

Ao longo de sua vida e ministério o Senhor Jesus Cristo esteve continuamente no Templo. Após a ascensão do Senhor Jesus os apóstolos mantiveram essa rotina. “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo”. (At 5:42)

Compromisso com Deus exige compromisso com a Igreja. Não há como desvencilhar um do outro.

Conclusão

O nosso Compromisso com Deus é demonstrado pelo compromisso com a Palavra de Deus, com a obra de Deus e com a Igreja.

Há uma tentativa maligna de promover o desligamento entre essas coisas. Afirmando que podemos ter compromisso com Deus desvencilhado destas três atitudes. É um engano!

Ilustração

Gostaria de finalizar, contando a conhecida fábula secular das “GALINHAS E DOS PORCOS”:

Conta-se, há muito tempo, que numa determinada fazenda, certo dia, os animais resolveram fazer uma festa para o fazendeiro; a discussão durou horas, visto que os porcos achavam que deveriam fazer a melhor festa, pois, assim, chegariam ao coração do duro e mau fazendeiro; já as galinhas, achavam que deveriam fazer qualquer coisa ou uma festa qualquer, vez que, por ser duro e mau, era isso que o fazendeiro merecia.

Após algumas horas de discussão, resolveram finalmente, que começariam os preparativos da festa pela escolha do cardápio, sendo logo apresentada a sugestão das galinhas de que fosse servido na festa ovos com bacon, o que, sem nenhuma discussão foi de pronto aceito pelos porcos.

Pense um pouco, nessa estória quem demonstra estar apenas ENVOLVIDO e quem demonstra estar COMPROMETIDO?

Pensou? Encontrou a resposta? Aí vai uma dica: as galinhas apenas dariam os ovos sem que isso lhe exigisse grande sacrifício, já os porcos, para que a festa viesse a acontecer dariam o seu couro e conseqüentemente a sua vida. Então, quem estava apenas ENVOLVIDO e quem estava COMPROMETIDO?

Deus requer de nós que estejamos comprometidos com Ele e não apenas que estejamos envolvidos.

PR. CÉSAR BRAGA

Comentários