A EXPERIÊNCIA NO MONTE MORIÁ


A EXPERIÊNCIA NO MONTE MORIÁ   

Texto: Gênesis 22:1-19     >> BAIXE AQUI! <<

Introdução 

O "Monte Moriá" marcou profundamente a vida de Abraão, o pai da fé, pois foi nesse lugar que ele viveu a sua maior experiência com Deus. Foi também no "Monte Moriá" que Salomão edificou o majestoso templo ao Senhor, sobre a pedra que Abraão usou para erguer o Altar para sacrificar seu filho Isaque, conforme diz a tradição judaica.

"Então Salomão começou a edificar a casa do Senhor em Jerusalém, no monte Moriá, onde o Senhor aparecera a Davi, seu pai, no lugar que Davi tinha preparado na eira de Ornã, o jebuseu." (2 Cr 3:1)

Hoje, no mesmo local em Jerusalém, foi construída uma mesquita muçulmana, a famosa "Mesquita de Omar" ou o "Domo da Rocha" e sua cúpula dourada, toda feita de ouro ofertado pelo rei Hussein da Jordânia, emblema de vergonha para o judaísmo e para o cristianismo.

Entretanto, o maior destaque desse "Monte", e que nos traz preciosas lições, é a profunda e dolorosa provação de Abraão, que foi convocado pelo Senhor a oferecer o seu próprio filho, o seu único filho Isaque, o filho da promessa, em sacrifício.

"Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar." (Gn 22:2)

E o verso 3 diz: "Levantou-se, pois, Abraão (...) e partiu para ir ao lugar que Deus lhe dissera".

I – SUBINDO O MONTE MORIÁ - PROVAÇÃO

Com base neste episódio o "Monte Moriá" representa para nós um lugar de provação, visto que Abraão em Moriá sofreu uma das mais difíceis provas que um ser humano pode passar, abrir mão do seu próprio filho, do único e tão amado filho, para sacrificá-lo em holocausto.

Nesta noite, subir o "Monte Moriá" é, para nós, sinônimo de "provação", de uma prova difícil, uma prova de fogo, onde somos purificados à semelhança do ouro que é purificado no fogo. Cada um de nós tem o seu próprio "Monte Moriá".

Por que Deus teria trazido esta tão dura prova a Abraão? Por que todos os grandes homens da Bíblia foram duramente provados? Por que eu e você somos provados por Deus?

1) Qual foi o "Monte Moriá" de Moisés?

Moisés foi provado. Depois de 40 anos de muitas lutas e vitórias e profundas experiências no deserto rumo à tão desejada "terra que mana leite e mel", ao chegar na divisa da terra prometida, Deus lhe diz: "Eu te fiz vê-la com os teus olhos, porém para lá não passarás." (Dt 34:4) 

Como é difícil "renunciar" coisas que são preciosas para nós, aquilo que queremos muito! Todavia Moisés foi capaz de abrir mão do privilégio de entrar na terra da promessa porque ele via muito além! Via a eternidade! A Canaã celeste!

2) Qual foi o "Monte Moriá" de José?

Quanto José sofreu nas mãos de seus irmãos, sendo vendido como escravo para o Egito! Sofreu também nas mãos da mulher de Potifar que o acusou injustamente de tentar estuprá-la, e ele foi lançado no fundo do cárcere sendo inocente!

3) Qual foi o "Monte Moriá" de Jesus?

O Getsêmani foi o "Monte Moriá" de Jesus. Foi lá que Ele se entristeceu e sentiu a angústia da morte a ponto de suar gotas de sangue por causa do sofrimento que estava prestes a padecer e por três vezes Ele fez a mesma oração: "Pai, se possível, passa de mim este cálice, todavia, não se faça a minha mas a tua vontade." (Mt 26:44)

O Mestre abriu mão da sua vontade para fazer a vontade do Pai. Ele abriu mão da sua vida e morrendo a nossa morte para que eu e você pudéssemos viver a vida de Deus e tivéssemos direito à vida eterna.

Todos esses homens fiéis subiram o monte da provação, mas no topo do monte encontraram a provisão.

II – ESTANDO NO MONTE MORIÁ – PROVISÃO

Abraão sobe o duro e penoso "Monte Moriá", levando o seu maior tesouro, a sua esperança de descendência, o seu único filho para ser sacrificado!

"Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar." (Gn 22:2)

Ali estava o filho da sua velhice! Nele se cumpriria a promessa: "Fazer dele, Abraão, uma grande Nação; como as estrelas do céu..." Mas, naquele momento de provação, parecia que todas as estrelas do céu haviam desabado sobre ele!

A dura experiência de se perder um filho. Muitos pais têm subido este monte terrível, mas nenhum comparado ao sofrimento de Abraão. Quantos pais choram até hoje a perda de seus filhos na violência das ruas, nas guerras, em acidentes trágicos, ceifados pela enfermidade! Entretanto, para Abraão, Deus não apenas pediu o seu filho em sacrifício, mas também que ele mesmo o executasse! Ele próprio seria o agente do sofrimento e angústia do seu filho!

Abraão decidiu obedecer!! Ele renunciou seu maior tesouro! Abriu mão da sua maior esperança, o seu próprio filho!

Isto é Moriá!! Colocar no altar o seu "Isaque", que representa algo ou alguém que lhe seja muito precioso e deixá-lo no altar do Senhor!

Quando decidimos obedecer ao Senhor e subimos o "Monte Moriá", ao chegarmos no topo do monte, experimentamos a provisão de Deus, e o seu monte da provação se tornará em monte da provisão.

"Então disse o anjo: Não estendas a mão sobre o mancebo, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho. Nisso levantou Abraão os olhos e olhou, e eis atrás de si um carneiro embaraçado pelos chifres no mato; e foi Abraão, tomou o carneiro e o ofereceu em holocausto em lugar de seu filho." (Gn 22:12-13)

Todos os servos de Deus que subiram o monte da provação encontraram no topo, a provisão.

Moisés não entrou na terra de Canaã mas, sepultado pelo próprio Deus, foi levado à Canaã celestial, onde não há mais noite, nem dor, nem lágrima, nem morte.

José é levantado do cárcere da humilhação para o trono do Egito.

Jesus, o nosso Senhor, recebe toda autoridade no céu e na terra, e recebe também um nome que está acima de todo nome diante do qual todo joelho vai se dobrar e toda língua vai confessar que Ele é Senhor para glória de Deus Pai.

Abraão, disposto a oferecer o seu filho em sacrifício, recebe no topo do monte o substituto cordeiro, símbolo perfeito de Cristo que na cruz padeceu em nosso lugar. "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo." (Jo 1:39)

III – DESCENDO O MONTE MORIÁ -GLORIFICAÇÃO

"Pelo que chamou Abraão àquele lugar Jeová-Jiré; donde se diz até o dia de hoje: No monte do Senhor se proverá." 
(Gn 22:14)

Quando Abraão subiu a montanha ela chamava-se "Monte Moriá", ao descer, porém, passou a ser conhecida como "Monte Jeová Jiré". O patriarca desceu glorificando o Senhor abraçado ao seu filho!

Quantas vezes queremos a provisão de Deus numa área da nossa vida, desejamos que o Senhor faça o extraordinário no nosso casamento, que opere um milagre na nossa saúde ou que Ele providencie um livramento financeiro para sairmos das dívidas, contudo nos recusamos a subir o monte da provação.Queremos descer o monte da glorificação antes de subir o monte da provação.

Quando Abraão se dispôs a sacrificar Isaque, o seu bem mais precioso, o Senhor reitera todas as promessas feitas a ele jurando por si mesmo que cumpriria.

"E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho, que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; e em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz." (Gn 22:16-18)

Sem luta não há vitória! Sem esforço não há sucesso! Sem guerra não há conquistas de novos territórios!

Conclusão

Você está disposto a subir o "Monte Moriá"? Qual é o seu Isaque?

Seu Isaque pode ser um filho, um relacionamento,seu pai, sua mãe, alguém, um vício, uma paixão, seu trabalho, o sucesso, etc.

Cuidado para não colocá-lo acima da obediência ao Senhor. Tudo aquilo que ouse ocupar o lugar de Deus em nossa vida deverá ser sacrificado ou será objeto de sacrifício.

PR. CÉSAR BRAGA

Comentários