PRIMEIRAS OBRAS


Título: PRIMEIRAS OBRAS   >> BAIXE AQUI! <<

Texto base: Apocalipse 2:4


“Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.”  (‭Apocalipse‬ ‭2:4‬,5 ‭ARA‬‬).‬‬‬

INTRODUÇÃO


O texto lido nos revela que a base de todas as vitórias é o amor. Por isso, quando o Senhor quer tratar a raiz do problema, Ele trata a base que é o amor. O amor é a chave da transformação, é a chave do milagre. Sem amor não tem nada. Sem amor não tem ministério, sem amor não tem relacionamento com Deus, sem amor não tem fé. O amor é tão importante que a base da nossa salvação é o amor.

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (‭João‬ ‭3:16‬ ‭ARA‬‬).‬‬‬

TRANSIÇÃO

A fé sem amor gera o fundamentalismo, como as facções terroristas ligadas ao islamismo radical (talibã, estado islâmico). Ou seja, se faltar o amor, a fé se torna terrorista, razão pela qual o amor é imprescindível. Por isso o Senhor foi claro ao dizer que dos três o maior é o amor.

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.” (‭1Coríntios‬ ‭13:13‬ ‭ARA‬‬).‬‬‬

A Bíblia fala sobre muita coisa que Deus é, mas a principal de todas é que "Deus é amor" (1 João 4:8)

O texto que lemos no início fala do primeiro amor, que é o amor com devoção, que é o amor de criança, puro, ingênuo, cheio de expectativas, de sonhos e que não se baseia em interesses.

O problema é que, ao longo da caminhada, o amor de primeira pode se tornar de segunda, terceira ou quarta categoria, e somente o primeiro amor é que funciona. Amor de segunda, de terceira...de sétima categoria é outra coisa mas não é amor. Deus está dizendo que só o primeiro amor é que faz as coisas funcionarem. O primeiro amor é o amor dos namorados, dos recém-casados, da lua-de-mel.

Nota: o casal precisa se apaixonar de novo e restaurar o primeiro amor tanto quanto nós, como discípulos de Jesus, devemos voltar ao primeiro amor a Deus, pois quando o amor está frio a vida começa a congelar.

“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos.” (‭Mateus‬ ‭24:12‬ ‭ARA‬‬).‬‬‬

Sejamos ministrados, agora, acerca da solução para voltarmos ao primeiro amor e às primeiras obras.

1- "LEMBRA-TE DE ONDE CAÍSTE":

“Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.”  (‭Apocalipse‬ ‭2:4‬,5 ‭ARA‬‬).‬‬‬

Deus quer trazer à recordação como era a nossa vida com Ele quando chegamos aqui. É preciso recordarmos como vivíamos antes e do que fizemos para chegar onde chegamos.

2- "VOLTA À PRÁTICA DAS PRIMEIRAS OBRAS":

No tocante a isso, é importante percebermos que as primeiras obras são a chave da mudança. O primeiro amor está ligado às primeiras obras, e estas são imprescindíveis para que exista o primeiro amor. Logo, precisamos fazer o que fazíamos quando tínhamos o primeiro amor e agir da forma que agíamos.

Ao longo da caminhada é bem fácil chegar a uma posição de conforto e de comodismo. É lamentável vermos que muitos pastores já não agem mais como tais e não têm mais coração de pastor, porque perderam o primeiro amor.

Vale ressaltar que sem amor, nada funciona, e o primeiro amor acaba quando falta perseverança nas primeiras obras.

“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo. E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.” (‭Mateus‬ ‭24:12-14‬ ‭ARA‬‬).‬‬‬

As primeiras obras precisam ser repetidas enquanto tivermos vida. Precisamos chegar a ser velhinhos, mas mantendo o amor de adolescentes. O problema não é a idade cronológica; o problema é quando o amor se torna coisa do passado.

2.1- PRIMEIRAS OBRAS COM DEUS:


Quais eram as nossas primeiras obras? De que maneira nos relacionávamos com Deus? Eram horas e horas orando, buscando a Deus, adorando, lendo a Bíblia avidamente, anunciando o evangelho, jejuns sucessivos, buscas incessantes pelo Espírito Santo. A oração do Pai Nosso é um modelo glorioso de oração que nos foi ensinado por Jesus, e tem todos os componentes que uma oração precisa ter, mas não deve ser repetido como reza, e sim, tido como um modelo. Discípulos e pastores precisam ler a Bíblia, orar e jejuar. Os apóstolos eram tão conscientes disso que estavam sempre buscando a Deus. Quando houve aquela reclamação dos helenistas contra os hebreus, de que suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição de alimentos, os apóstolos disseram que não era razoável que eles abandonassem a palavra de Deus para servir às mesas. Por esta razão levantaram o ministério diaconal.

2.2- PRIMEIRAS OBRAS NA FAMÍLIA:

Vamos seguindo pela ordem de prioridades (Deus, depois família). É importante nos lembrarmos do que fazíamos pela família quando Deus nos alcançou, pois a única forma de vivermos o primeiro amor é praticando as primeiras obras, e as pessoas que mais precisam ser alvo do nosso amor são os familiares. Se o amor não é uma prática na família, isso precisa mudar. Família é um desafio para todas as pessoas.
Nota: ele conta o exemplo do apóstolo César Castellanos, que suportou um pesado fardo com as chatices da própria esposa, amando-a sem desistir dela, e construíram uma família linda.
Como estão as obras de amor no casamento? O casal precisa celebrar o amor, pois um dos maiores problemas de um casal é pensar que o casamento já está conquistado, quando, na verdade, a conquista é diária e eterna. Se falta o primeiro amor, basta trazer as primeiras obras para o primeiro amor voltar. Por isso, é importante notarmos que Deus não disse que o primeiro amor acabou, mas que esfriou, o que significa que o primeiro amor pode ser aquecido de novo! Precisamos voltar a dar presentes, flores e a fazer surpresas agradáveis!
O casal não pode acumular lixo no relacionamento, pois muitos casais guardam todos os lixos, a saber, os traumas e as experiências negativas, sendo que precisamos aquecer o amor a fim de que sejamos exemplo de família para os não crentes. Nesse contexto, vale ressaltar que as pessoas notam quando você não está bem na família.

2.2- PRIMEIRAS OBRAS NO MINISTÉRIO:
 
Como você começou seu ministério? Você se lembra da sua primeira célula, do seu primeiro discípulo, da preparação para ministrar pela primeira vez na célula? Alguns sentiram diarreia, outros jejuaram durante a sem a inteira, estudando a ministração detalhadamente. Você se destacou na fidelidade a Deus e mostrou-se um grande líder. Precisamos recordar como eram nossas atitudes quando o ministério começou. Muitos participavam de todas as reuniões da igreja (rede de jovens, cultos de poder, orações, rede de os de celebração), sonhavam em propagar o reino de Deus neste lugar e em gerar um povo santo. Entretanto, com o passar do tempo, o amor foi esfriando e as primeiras obras foram deitadas no passado.

CONCLUSÃO:
 
Deus não quer que sejamos apenas mais um dentro da igreja de Jesus, mas que o nosso amor por Deus, pela família e pelo ministério sejam aquecidos. Este é o momento de você se consertar com Deus, de lembrarmo-nos de onde caímos e de recordarmos nossas primeiras obras. Que voltemos ao tempo em que Deus era tudo para nós é que buscá-lO era a nossa atividade preferida.

Comentários

Postar um comentário