DESPERTA, ÊUTICO!


Título: DESPERTA, ÊUTICO!   >>BAIXE AQUI!<<
Texto base:

“No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite. Havia muitas candeias no piso superior onde estávamos reunidos. Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto. Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: “Não fiquem alarmados! Ele está vivo!” Então subiu novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a falar até o amanhecer e foi embora. Levaram vivo o jovem, o que muito os consolou.” (Atos‬ ‭20:7-12‬ ‭NVI‬‬).

INTRODUÇÃO

A história retrata que Paulo viajara durante cinco dias para chegar à cidade de Trôade, onde esteve por sete dias, e estava dando um discurso de despedida para os discípulos de lá, o qual foi um dos seus mais longos discursos relatados nas Escrituras. A ministração já se estendia até meia-noite, quando um episódio inusitado aconteceu. Um jovem, cujo nome era Êutico, tomado por profundo sono, caiu da janela onde estava, no terceiro andar, e morreu.

TRANSIÇÃO

Assim como Paulo falava aos discípulos, Deus tem falado a nós por meio de Sua Palavra, e não podemos adormecer, pois a morte é um risco iminente para aqueles que adormecem diante da voz do Senhor. Hoje Deus irá nos despertar para ouvirmos a Sua voz, e também trará de volta à vida aos que já pereceram. (26-11-2015) Permitamos, agora, que o Espírito Santo ministre ao nosso coração a respeito de realidades acerca do sono espiritual e de como podemos ser despertados.

1- Era um domingo, dia de comunhão na casa do Senhor — “No primeiro dia da semana reunimo-nos para partir o pão, e Paulo falou ao povo. Pretendendo partir no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite.” (Atos‬ ‭20:7‬ ‭NVI‬‬).
O domingo veio substituir o sábado como dia de culto em celebração ao Senhor por causa da ressurreição de Cristo Jesus (1 Co. 16.2; Ap. 1:10). Vale destacar que os irmãos estavam reunidos para partir o pão, em memória ao sacrifício de Jesus. Isso significa que é possível adormecer espiritualmente mesmo estando dentro da casa de Deus e em comunhão com os irmãos. Por quê? Porque o que mantém a chama da comunhão com o Senhor acesa é a vida devocional com o Espírito Santo.
Por essa razão, temos de investir em nossa vida de intimidade com o Senhor dia a dia, dedicando tempo em oração, jejum e leitura da Palavra.

2- Paulo falou até a meia-noite — As Escrituras contam que o apóstolo, pretendendo viajar no dia seguinte e não sabendo se teria outra oportunidade de ministrar aos discípulos outra vez, estendeu seu discurso até a meia-noite. O objetivo do apóstolo era aumentar o conhecimento e a graça dos discípulos. Entretanto, para aqueles que estão tomados pelo sono espiritual, o ensino da Palavra torna-se cansativo ou enfadonho, e isso deve servir de alerta para nós:
Como você tem se sentido diante da pregação ungida da Palavra de Deus?
Qual a sua sensação ao ouvir falar das Escrituras Sagradas?
O seu coração ainda queima quando a Palavra viva é anunciada ou será que o sono espiritual já torna tudo isso cansativo para você?

3- Havia muitas candeias no piso superior onde estávamos reunidos — Foram colocadas velas para que os ouvintes pudessem acompanhar as leituras que Paulo estava citando e verificando se estavam de acordo com as Escrituras, bem como para prevenir a reprovação de seus inimigos, os quais diziam que se reuniam à noite para obras das trevas. Isso remete ao fato de que o local onde os irmãos estavam reunidos era bastante iluminado.
A luz fala da presença de Deus, porque... “...Deus é luz, e nele não há treva alguma.” (1 João‬ ‭1:5b‬ ‭NVI‬). A luz é um símbolo da vida de Deus presente no lugar onde o apóstolo Paulo estava ministrando aos discípulos, pois onde o genuíno evangelho é anunciado podemos encontrar a presença do Senhor.
Não obstante a isso, o jovem Êutico ficou sonolento, distraiu-se, de modo que dormiu na janela e morreu, o que nos revela que simples descuidos podem nos impedir de sermos iluminados pela Palavra de Deus e resultar em grandes perdas, e até em morte. (22-12-2015) O inimigo aplica-se sobremaneira em como tentar nos adormecer, a fim de que sejamos, outra vez, herdeiros da morte eterna.
“Pois o salário pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos‬ ‭6:23‬ ‭NVI‬‬).
Em contrapartida, quando somos cheios da palavra de Deus irradiamos a presença divina por onde vamos, e o Senhor deseja nos encher de Sua presença hoje.

4- Êutico estava sentado numa janela — “Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto.” (Atos‬ ‭20:9‬ ‭NVI‬‬).
É possível que seus pais o tenham levado para que fosse instruído nas coisas de Deus por Paulo. Ele poderia ter se sentado no chão, como os demais jovens judeus provavelmente fizeram, onde estaria seguro, mas, presunçosamente, sentou-se numa janela, talvez sem vidros. O fato de ele estar sentado na janela revela que não estava prestando a devida atenção à pregação do apóstolo.
Nesse contexto, precisamos estar cientes de que a queda de um jovem é sempre progressiva, e uma simples distração pode levar a um adormecimento, que pode resultar em queda e morte.
Uma simples distração, como, por exemplo, olhar para algo impuro, negligenciar a oração, a leitura da Palavra ou abandonar a congregação pode ser o suficiente para nos levar a um processo gradativo de morte espiritual.

5- Êutico adormeceu e morreu durante o longo discurso de Paulo — “Um jovem chamado Êutico, que estava sentado numa janela, adormeceu profundamente durante o longo discurso de Paulo. Vencido pelo sono, caiu do terceiro andar. Quando o levantaram, estava morto.” (Atos‬ ‭20:9‬ ‭NVI‬‬).
Há quem diga que o sono de Êutico foi provocado pela fumaça das tochas que iluminavam o lugar onde Paulo ministrava, mas a verdade é que... o sono de Êutico o levou à morte.
Certamente ninguém, esperava que, em meio a um discurso do maior apóstolo de toda a História, Paulo, alguém estivesse dormindo, principalmente um jovem, e muito menos que chegasse a cair da janela e morrer. Geralmente esperamos ver idosos e crianças dormindo, mas não jovens. Aquele jovem foi protagonista de um grande escândalo. Da mesma forma, aqueles que adormecem espiritualmente tornam-se causadores de escândalos. No tocante a isso, vale lembrar as palavras de Jesus:
"Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!" (Mateus 18:7 Versão Atualizada).
““Ai do mundo, por causa das coisas que fazem cair no pecado! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem!” (Mateus‬ ‭18:7‬ ‭NVI‬‬).
São amaldiçoados aqueles por meio dos quais os escândalos vêm, e a sonolência espiritual pode tanto causar escândalos no corpo de Cristo como também resultar na morte daquele que dorme. Por isso, o Espírito Santo deseja nos despertar espiritualmente, a fim que não sejamos causadores de escândalos, mas que sejamos instrumentos nas mãos do Senhor para o despertar de muitas outras pessoas para a vida com Deus.

6- O despertar — Para Deus, não há despertar impossível. Deus é poderoso para nos despertar do sono da religiosidade, da idolatria, dos encantamentos do inimigo, do orgulho, da imoralidade, da morte.
“Paulo desceu, inclinou-se sobre o rapaz e o abraçou, dizendo: “Não fiquem alarmados! Ele está vivo!” Então subiu novamente, partiu o pão e comeu. Depois, continuou a falar até o amanhecer e foi embora. Levaram vivo o jovem, o que muito os consolou.” (Atos‬ ‭20:10-12‬ ‭NVI‬‬).
Embora o jovem estivesse morto, vemos nas Escrituras que Paulo se inclinou sobre o jovem e o abraçou, e o milagre aconteceu enquanto Êutico foi abraçado pelo apóstolo, sem que Paulo dissesse palavra alguma.
Isso reflete a maneira como Deus deseja nos usar para o despertar dos últimos dias. Assim como o milagre da ressurreição aconteceu quando do contato do apóstolo com o jovem, assim também as pessoas que estão ao nosso redor serão despertadas pelo Espírito Santo pelo contato que terão coma presença de Deus em nós, através do nosso testemunho, sem precisarmos dizer coisa alguma. O nosso testemunho será suficiente para que muitas vidas sejam despertadas pelo Espírito Santo!
A Bíblia ressalta que quando levantaram o jovem Êutico após sua queda, viram que ele estava morto. Entretanto, quando Paulo o tomou nos braços, disse que ele estava bem, e ele de fato estava (Bíblia Viva)! Não sei quem está "pegando" você (rs rs), mas essa essa pessoa tem o poder de atestar a sua morte ou de lhe fazer reviver. Se Deus está pegando você (nos braços), certamente você terá vida em abundância!

CONCLUSÃO

Alguns acham que a mão de Satanás estava no episódio da morte de Êutico, pela permissão divina, e que ele projetou isso para perturbar a reunião e também repreender Paulo, a fim de que parasse de ministrar. Outros pensam que Deus projetou esse acontecimento para advertir todas as pessoas a tomarem cuidado para não dormirem enquanto ouvem a palavra pregada.
O fato é que Deus deseja primeiramente nos libertar para que não venhamos a nos distrairmos no momento em que Sua Palavra é pregada, e nos perdermos  neste mundo de ilusões.
Hoje o Senhor está aqui neste lugar, iluminando-nos por meio de Sua palavra, e assim como ele despertou Êutico da morte e Ele o despertará de tudo o que estiver nos causando adormecimento espiritual. Que a punição de Êutico provoque temor sobre nós e nos mestre o quanto Deus é zeloso com Sua adoração.

Cássio Braga e Braga

Comentários