A ORDEM É MARCHAR!


A ORDEM É MARCHAR!   >> Baixe Aqui! <<

Texto: Ex 14:15



"Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem."

Introdução

Há momentos na nossa vida em que pensamos em desistir, em voltar atrás, em abandonar tudo. Deus, nessas situações, nos manda MARCHAR, IR AVANTE.

Imagine esse quadro: Um mar à frente. Montes por todos os lados. Faraó e um grande e poderoso exército em fúria atrás. E no meio disso tudo, um líder cheio do poder de Deus, mas que não sabia o que fazer, guiando cerca de três milhões de pessoas apavoradas, com os nervos à flor da pele, prevendo sua própria destruição (Ex 14:10-12).

Acima, porém, um Deus misericordioso e paciente, capaz de tolerar as murmurações dessa multidão e que dá uma ordem, da ótica humana, nada razoável: “Dize aos filhos de Israel que marchem." (Ex 14:15)

Qualquer pessoa, em sã consciência, questionaria a ordem de Deus numa situação dessas: “Marchar? Pra onde? Olha o tamanho desse mar aí à frente?” Penso que Moisés também não deve ter entendido bem o que Deus lhe mandou fazer pois foi necessário que o Senhor detalhasse a sua instrução:       

“Erga a Sua vara e estenda a mão sobre o mar, e as águas se dividirão para que os israelitas atravessem o mar em terra seca.” (Ex 14:16)       

Essa iniciativa ousada de estender a mão sobre o mar e ativar o poder, a autoridade que Deus já havia lhe concedido, Moisés não teve. Tenho certeza que eu também não teria.        

É bem verdade que nessas horas de angústia, é natural sermos acometidos de um apagão que nos faz esquecer de tudo, inclusive do que Deus tem nos ensinado. E o que Ele tem nos ensinado se resume basicamente a uma palavra: “MARCHE!” Marchar significa caminhar, prosseguir, avançar, progredir. Devemos marchar sob as suas instruções. Marchar dirigidos por Ele. Marchar resguardados por Ele. Marchar alçando o Senhor como a nossa bandeira(Jeová Nissi).

Ele não nos disse: “LUTE!” Ele disse: “MARCHE!” Porque quem pelejará, quem lutará é Ele, o nosso Deus (Ex 14:13-14). A nós cabe somente descansarmos das preocupações e obedecer por fé a sua ordem... e prosseguir avante!

1) Por que devemos marchar?

• PORQUE DEUS NÃO NOS CHAMOU PARA O FRACASSO - O verdadeiro fracasso não consiste em tentar e não conseguir, mas sim, em nem sequer tentar ou desistir de continuar tentando. Todos nós passamos por revés na vida. O fracasso nos leva a ficar prostrado no chão, a não nos levantar e seguir em frente. Deus nos garante a vitória quando declara:

"Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará; mas os ímpios tropeçarão no mal." (Pv 24:16)

"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou." (Rm 8:37)

"Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo." (I Co 15:57)

Por que devemos marchar?

• PORQUE DEUS É MAIOR QUE OS OBSTÁCULOS NA NOSSA VIDA - Ter Deus na sua vida não significa que todos os seus problemas vão desaparecer. Significa que Deus estará presente e te ajudará a ultrapassar cada um deles. Jesus nos advertiu que teríamos aflições. Mas também nos confortou, dizendo que Ele venceu o mundo (Jo 16:33).

O nosso Deus é Todo-Poderoso. Isso significa que ninguém está à altura da Sua força e poder. Ainda melhor, significa que você e eu descansamos “…à sombra do Onipotente” (Sl 91:1). Foi por isso que o salmista pode confiadamente dizer que ele não temeria “…o terror noturno, nem a seta que voa de dia” (Sl 91:5).

Indiferente do que o hoje possa trazer ou do problema que você esteja enfrentando, não esqueça que o seu Deus é mais forte do que qualquer coisa em sua vida. Por isso, confie! A sombra da Sua onipresença garante que o Seu poder pode transformar até mesmo a pior situação em algo bom.

O nosso Deus é maior do que qualquer problema, Ele é mais alto do que qualquer montanha e mais poderoso do que qualquer inimigo seu! Nunca esqueça isso!

Por que devemos marchar?

• PORQUE ELE MARCHA CONOSCO - Deus não nos desampara. Ele não nos deixa entregues à própria sorte. O Senhor marcha com o seu povo.

"(...) porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei." (Hb 13:5'b')

O poema "Pegadas na Areia" retrata isso com muita propriedade.

2. O que Deus faz quando marcha conosco:
a) Ele toma a nossa retaguarda. "E o anjo de Deus, que ia diante do exército de Israel, se retirou, e ia atrás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles." (V.19)

Numa guerra pode-se notar os guerreiros que ficam à frente (vanguarda) e os que ficam mais atrás dando cobertura (retaguarda).

A vanguarda é composta por soldados mais fortes e mais corajosos, que enfrentam diretamente o inimigo. São também os que levam as melhores armas.
A retaguarda é composta de soldados talvez menos experientes com armamentos mais leves e têm a tarefa de reforçar e ajudar a vanguarda. Um exército é mais vulnerável quando atacado pela retaguarda. Era na retaguarda que ficavam os velhos, as mulheres e as crianças.

Hoje a retaguarda do exército de Deus está com problemas de excesso de contingente, enquanto faltam soldados na vanguarda. Deus precisa de soldados valentes que venham assumir a frente da batalha.
Qual é a sua posição no exército de Deus?

"(...) e o Deus de Israel será a vossa retaguarda." (Is 52:12'b')

b) Ele se coloca entre nós e o nosso inimigo. "E ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel (...)" (V.20)

O Senhor se levanta como um muro de proteção para o seu povo impedindo que o inimigo lhe toque. O diabo só pode nos tocar se dermos legalidade.

“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; pelo contrário, Aquele que nasceu de Deus guarda-o, e o Maligno não o toca.” ‭(‭1 Jo ‭5:18‬)

c) Ele confunde e atrapalha o inimigo. "(...) e a nuvem era trevas para aqueles, e para estes clareava a noite; de maneira que em toda a noite não se aproximou um do outro." (V.20'b')

d) Ele prover o escape. "Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas." (V.21)

"Elevo os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra." (Sl 121:1-2)

e) Ele transforma o problema em benção. "E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda." (V.22)

Quando José se revela para os seus irmãos que o venderam como escravo, ele declara que Deus havia transformado aquela tragédia em bênção para todo o povo hebreu.

“Mas Deus me enviou à frente de vocês para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes a vida com grande livramento. “Assim, não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus. Ele me tornou ministro do faraó, e me fez administrador de todo o palácio e governador de todo o Egito.” ‭(‭Gn ‭45:7-8‬ ‭NVI‬‬)

Não é a toa que Paulo diz: "E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rm 8:28)

f) Ele nos faz ver a derrota do inimigo. "Assim o SENHOR salvou Israel naquele dia da mão dos egípcios; e Israel viu os egípcios mortos na praia do mar." (V.30)

Profetizo que você vai contemplar a derrota dos teus inimigos e vai cantar o cântico da vitória.

Conclusão

Se Deus deu a ordem para marchar então marche que a vitória e certa.

Comentários

  1. DEUS E O NOSSO REFUGIO. MUITO BOM, PARABENS.

    ResponderExcluir
  2. Deus e maravilhoso. E fiel aquele cre. Eu crio no senhor meu Deus.a🙏

    ResponderExcluir
  3. Glória a Deus. Benção demais a palavra

    ResponderExcluir
  4. Deus é fiel, vamos marchar que a Vitória é certa 🙏♥️

    ResponderExcluir
  5. Muito bom meu amigo, gratidão, que Deus continue te usando!

    ResponderExcluir
  6. Palavra abençoada vamos marchar c vontade ele mesmo disse a gente ia ter aflições quantas aflições violência corrupção falta de amor nas pessoas fome desemprego

    ResponderExcluir

Postar um comentário