O PODER DA RESSURREIÇÃO


Título: O PODER DA RESSURREIÇÃO   >> Baixe o Arquivo Aqui! <<
Texto base: Romanos 6:3-8; Efésios 1:19-21


“Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem, foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu foi justificado do pecado. Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos.” (Romanos‬ ‭6:3-8‬ ‭NVI‬‬).‬‬

“e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força. Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais, muito acima de todo governo e autoridade, poder e domínio, e de todo nome que se possa mencionar, não apenas nesta era, mas também na que há de vir.” (Efésios‬ ‭1:19-21‬ ‭NVI‬‬).‬‬

INTRODUÇÃO

É indiscutível que o poder que ressuscitou Jesus dentre os mortos, que o faz vivo até hoje e que concedeu a ele domínio sobre todas as eras é de uma grandeza incomparável! Sem ressurreição não há cristianismo, não há salvação, não há perdão de pecados, não há justificação. A ressurreição de Cristo é, certamente, o maior fato bíblico da História, e não há dúvidas quanto a isso.

TRANSIÇÃO

Mas a revelação está em que essa mesma força que operou de forma poderosa na vitória de Jesus sobre a morte e o pecado também está disponível a todos os que nele creem. Estamos nos dias em que se comemora a Páscoa, que é a celebração da morte e da ressurreição de Jesus, e a ressurreição é a mensagem crucial do Evangelho e da redenção. Hoje o Espírito Santo ministrará ao nosso coração algumas realidades acerca do poder da ressurreição.

1- ESTÁ DISPONÍVEL PARA NÓS!

"(19) Oro para que vocês comecem a compreender como é incrivelmente grande o seu poder para conosco, os que creem nele. Foi esse mesmo grandioso poder (20) que ressuscitou Cristo dentre os mortos, e o fez sentar-se no lugar de honra no céu, à mão direita de Deus, (21) muitíssimo acima de qualquer governo celestial, autoridade, força e domínio. Sim, sua honra é muito mais gloriosa do que a de qualquer outro ser, seja neste mundo, seja no mundo futuro.". (Efésios 1:19-21 Nova Bíblia Viva).

O poder da ressurreição é grandioso é insuperável, e Deus pode agir nas nossas vidas na mesma medida de poder, com a mesma atuação da Sua poderosa força e na mesma grandeza que agiu na ressurreição de Cristo dentre os mortos! O poder de Deus é "para conosco", ou seja, a promessa é que o mesmo poder que fez Jesus vencer a morte e o pecado está disponível a todos os que creem.
Existe um modo de nos apossar os do poder da ressurreição: pela fé! Mas sem fé, é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6).

“(9) Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, (10) e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude. (12)Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.” (Colossenses‬ ‭2:9-10, 12‬ ‭NVI‬‬).‬‬

2- VENCE O PECADO!

“Pois sabemos que o nosso velho homem, foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu foi justificado do pecado. Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele. Porque, morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas, vivendo, vive para Deus.” (Romanos‬ ‭6:6-10‬ ‭NVI‬‬).‬‬

O pecado que há em nós é como um corpo, constituído de muitas partes membros. O pecado pode estar nos pensamentos, nos sentimentos, nas vontades, nas palavras, nos gestos, nas atitudes, e precisa ser desfeito e pregado na cruz.

Quando unimo-nos com Cristo na sua morte, os nossos (antigos) desejos maligno são pregados na cruz juntamente com ele, e aquela parte que há em cada um de nós que tem a tendência de continuar pecando – isto é, nossas áreas de fraqueza – é mortalmente ferida, de maneira tal que esse corpo, amante do pecado, sai de debaixo do controle do pecado e não mais precisa se escarvo dele (Nova Bíblia Viva).

Em suma, a morte de Cristo nos garante libertação do poder do pecado. Entretanto, é o poder da ressurreição que nos possibilita experimentar uma nova vida!

Se cremos que Jesus viveu e morreu, mas não cremos na sua ressurreição, tornamo-nos como simples historiadores, e a história de Cristo não tem poder para nos tocar.

Nesse contexto, vale ressaltar que o que Deus deseja não é apenas desmaiar o corpo do pecado, mas destruí-lo e esmagá-lo! Muitos cristãos desmaiam o corpo do pecado no domingo à noite, durante o culto de celebração, e no horário da célula, mas passam a semana inteira bem vivos para o pecado. O corpo do pecado precisa ser destruído! É como se dá essa destruição e essa morte? Pela crucificação.

Assim como a morte na cruz é um processo lento, assim também é a mortificação dos pecados, ocorre de forma processual, à medida que nos expomos à Palavra de Deus, mas o mais importante é sabermos que o PODER para destruirmos o pecado em nossa vida foi liberado quando Jesus ressuscitou dentre os mortos, e com a vitória sobre o pecado, vencemos também a morte, que é o salário do pecado.

3- VENCE A MORTE!

“(5) Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. (8) Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. (9) Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele. (10) Porque, morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas, vivendo, vive para Deus.”. (Romanos‬ ‭6:5, 8-10‬ ‭NVI‬‬).‬‬

Um entendimento básico de todo cristão o leva a crer que a morte de Jesus é cheia de significado, propósito é poder. O cristão sabe que Jesus se entregou, e que a sua morte tanto incluiu quanto substituiu toda a humanidade. Mas nem sempre esse mesmo cristão sabe a grandeza do poder que é liberado sobre sua vida por causa da ressurreição. Não sabe a dimensão do poder que está operando em sua vida hoje é que ainda pode vir a fazer!

“Ele lhes disse: “Por que vocês estão perturbados e por que se levantam dúvidas no coração de vocês? Vejam as minhas mãos e os meus pés. Sou eu mesmo! Toquem-me e vejam; um espírito não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho”.” (Lucas‬ ‭24:38-39‬ ‭NVI‬‬).‬‬

A participação na morte de Cristo nos garante compartilharmos de sua ressurreição. E importa saber que ele não era somente espírito depois que ressuscitou, pois ressuscitou em carne, ou seja, o poder da ressurreição é capaz de vencer tanto a morte física quanto a espiritual. Seu corpo foi glorificado por causa do poder da ressurreição, e não era mais um corpo comum, mas ainda assim não era apenas um espírito. Era um corpo que subiu aos céus à vista de muitos, assim como voltará da mesma forma!

“Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir”.” (Atos‬ ‭1:9-11‬ ‭NVI‬‬).‬‬

A morte sempre é forte, mas a ressurreição de Jesus mostrou que existe algo que é mais forte. Ele venceu a morte, e o poder que opera em nós é mais forte do que a "definitiva" morte! O poder da ressurreição é um poder de vida, é uma nova vida, que é mais que natural, é eterna, pois nos manterá vivos eternamente!

Entretanto, o poder da ressurreição influencia na nossa vida não só na eternidade, mas desde já, por causa da força que ela tem.
Tão certo como Jesus foi ressuscitado dos mortos, nós, que cremos, seremos ressuscitados para uma nova vida espiritual. A nossa conformidade à ressurreição de Cristo nos obriga a ressuscitar para uma nova vida. O poder da ressurreição pode transformar tudo em nós, desde os pensamentos até sentimentos, vontades e atitudes.

CONCLUSÃO

Há uma explosão de vida e de poder à disposição em Cristo! Há libertação do pecado, vitória sobre a morte, paz, alegria, verdade, restauração, esperança e cura através de Cristo! Não há nada que não possa ser restaurado em nossas vidas! Não há nada que não possa receber a atuação da poderosa força da ressurreição de Cristo, que é mais forte do que a morte!

O poder vitorioso que operou opera na vida de todos quantos creem! Você crê nesse poder? Você pode confessar sua fé em Jesus nesta hora!
Vivamos nesta terra como se já tivéssemos passado pela ressurreição! Vivamos uma nova vida em Cristo!

Comentários

Postar um comentário