LEMBRADOS POR DEUS


TEMA: LEMBRADOS POR DEUS
TEXTO: “Lembrou-se Deus de Noé...” (Gn 8:1)  >> Baixe Aqui!  <<


1. Como o homem lida com as lembranças.

É curioso como a habilidade de lembrar alguma coisa tem característica seletiva.

Você se lembra da pessoa que lhe deve algo, mas esquece de outra a quem você próprio deve. 
Lembra-se de criticar várias vezes ao dia, mas se esquece de elogiar. 
Lembra-se das vezes que você favoreceu alguém, mas se esquece de quando foi favorecido. 
Lembra-se de quando deu carinho, mas se esquece de quando recebeu amor.

Por essa razão, é bastante comum que eu e você sejamos lembrados, com entusiasmo, quando estamos no topo da nossa profissão, em evidência, sendo bem remunerado, cheios de “grana”, cobertos de glórias por nossas realizações. Mas, também, somos facilmente esquecidos naqueles momentos difíceis, de enfermidade, de falência, de depressão, de anonimato... Essa é a maneira como o homem lida com as lembranças.

2. Como Deus lida com as lembranças. 

Para nossa felicidade existe alguém que nos tem na sua memória o tempo todo, e nos olha com redobrada atenção e carinho naquele momento em que atravessamos o vale das lágrimas, ou chegamos à reta final, sem esperança. Essa pessoa especial é o Senhor.

O texto que lemos nos revela que Deus tem uma boa memória. Ele lembrou-se de Noé e daqueles que com ele estavam na arca. 

Está escrito que choveu quarenta dias e quarenta noites e que as águas predominaram sobre a terra por cento e cinquenta dias, o que nos leva a concluir que eles já estavam a aproximadamente cento e noventa dias dentro daquela arca. (Gn 7:17,24)

Às vezes, em nossa jornada terrena, passamos por situações difíceis onde somos esquecidos pelas pessoas e somos tentados a achar que o Senhor também se esqueceu de nós ou que Ele está alheio ao nosso sofrimento, não se importando com a nossa dor. O SILÊNCIO MOMENTÂNEO de Deus chega a nos perturbar. O Senhor não esqueceu de você, Ele decidiu trabalhar em silêncio e caprichar na tua resposta, na tua vitória.

É possível que Noé tenha pensado, em algum momento, que o Senhor havia esquecido deles; mas Deus não se esqueceu de Noé assim como Ele não se esqueceu de você. As adversidades, os problemas que enfrentamos são uma “Escola de Deus” para forjar o nosso caráter e nos levar a um nível de maturidade e aprendizado que ainda não havíamos adquirido e que nos habilitará a conquistas maiores.

3. De quem nos recordamos?

Algo que vale a pena ressaltar é que temos a tendência de recordarmos apenas às pessoas que são ou que foram importantes para nós, por quem cultivamos algum sentimento. Não é muito comum nos lembrarmos de quem não acrescentou nada à nossa existência ou não nos deixou algum aprendizado. Pessoas que não fizeram história na nossa história não nos deixaram marcas.
Por que você não esqueceu, depois de anos, da professora que alfabetizou você, do diretor da escola do ensino médio ou do professor de matemática da faculdade? Porque eles marcaram a sua vida.
Por que até hoje lembramos do Apóstolo Afif Arão? Porque ele nos deixou muitos ensinamentos.

4. Quando Deus se lembra...

“Lembrou-se Deus de Noé...” (Gn 8:1)

A lembrança de Deus sinaliza mudança de sorte. A história comprova que toda vez que alguém é lembrado pelo Senhor, tem a sua biografia(história de vida) mudada. 

"E lembrou-se Deus de Raquel; e Deus a ouviu, e abriu a sua madre." (Gn 30:22) Quando o Senhor lembrou-se de Raquel, Ele ouviu a sua súplica e removeu o seu opróbrio, e ela, que era estéril, teve a sua madre aberta e tornou-se mãe. Raquel teve a sua sorte mudada.

O povo de Israel estava gemendo debaixo da dura servidão no Egito, então levantaram um clamor ao Senhor por ajuda. Está escrito em Êxodo 2:24 - "E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó." Quando Yaveh lembrou-se da sua aliança com os Patriarcas, o socorro veio e eles tiveram a sua sorte mudada.

"Hoje o Senhor vai se lembrar de você e Ele vai ouvir a tua oração e a tua sorte será mudada. Ainda que você tenha chegado chorando, sairá deste lugar sorrindo, cantando o cântico da vitória."

Quando Deus lembrou-se de Noé e dos que com ele estavam na arca: "(..) fez soprar um vento sobre a terra e as águas baixaram." (Gn 8:1) O vento é uma das simbologias do Espírito Santo e a água representa, entre outras coisas, as adversidades. Note que o vento começou a soprar e baixaram as águas. Isso nos ensina que quando o Espírito Santo começa a agir, a trabalhar em nosso favor, as lutas começam a minguar, a desaparecer.

"Creia que o Senhor tomou a tua causa e o Espírito Santo já começou a trabalhar em teu favor e essa luta vai findar."

Quando Deus se lembrou de Noé: “Fecharam-se as fontes do abismo e também as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se.” (Gn 8:2) O Senhor fechou as fontes do abismo e as janelas dos céus que alimentavam a chuva. Qual é o teu problema? O que tem alimentado esse problema? O Senhor deseja que você corte a raiz do seu problema, aquilo que o alimenta, o cerne de todo conflito, a porta de legalidade por onde o inimigo tem agido.
Se o seu problema é financeiro, pare de comprar, pague as dívidas velhas e não faça dívidas novas, quebre esse cartão de crédito.

Quando Deus se lembrou de Noé: “A arca repousou sobre as montanhas de Ararate.” (Gn 8:4) As águas escoaram continuamente até minguarem por completo e a arca repousou sobre as montanhas de Ararate. Isto sinaliza que as lutas e os problemas que enfrentamos são cíclicos. Eles vêm, mas eles vão embora. Portanto, não se desespere, a tempestade vai passar. Você será levado ao Porto Seguro que é o Senhor dos Exércitos.

Finalizando, gostaria de fazer uma pergunta: Estamos nos lembrando, igualmente, de Deus em todo o tempo, antes que ocorram as crises, para lhe prestar a devida adoração e, depois de ter cessado a tempestade, agradecer sua mão que nos apoiou?

A frase “lembrou-se Deus”, no hebraico, significa que Deus começou a agir em seu favor. Deus nunca se esquece do Seu povo, como também na ocasião apropriada, Ele se levanta para socorrê-los. 

"Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você!
Veja, eu gravei você nas palmas das minhas mãos; seus muros estão sempre diante de mim." (Isaías 49:15-16) 

Comentários

  1. A paz do senhor, gostei muito desse abençoado estudo que Deus continue te usando

    ResponderExcluir

Postar um comentário