SANTIDADE, O ORNAMENTO DA CASA DE DEUS

https://drive.google.com/file/d/0B0RLf1DfoGN8cDVVaGdfdk1OQ28/view?usp=sharing
SANTIDADE, O ORNAMENTO DA CASA DE DEUS
Texto: Salmos 93:5
“Os teus mandamentos permanecem firmes e fiéis; a santidade, SENHOR, é o ornamento perpétuo da tua casa.” (Salmos‬ ‭93:5‬ ‭NVI‬‬).‬‬

INTRODUÇÃO
As Escrituras afirmam que os mandamentos do Senhor são firmes e fiéis, e a santidade é o ornamento perpétuo da casa de Deus. Nos últimos dias, o Senhor tem nos despertado para sermos uma geração santa diante Dele, pois essa é a vontade Dele para nós.

TRANSIÇÃO
•    O que é santidade? É consagração; é separar-se (do pecado) para Deus.
•    O que é ornamento? É a ação ou efeito de ornamentar-se; tudo o que serve para ornar. É a qualidade de expressão; é o que dá ilustre ou glória; tudo o que enfeita ou adorna. Para os músicos, adorno são as notas representadas por signos destinados a dar flexibilidade. Somos casa de Deus, e é desejo Dele que a santidade nos adorne e que sejamos a beleza da habitação divina neste mundo.
A importância de um adorno é facilmente reconhecida, especialmente pelas mulheres, que fazem uso de brincos, cordões, pulseiras, relógios, cílios postiços, maquiagens, sapatos (caros), roupas de belos tecidos e vários outros apetrechos para se embelezarem. Embora tudo isso custe muito caro, o poder transformador dos adornos é notório, e assim ocorre com relação à santidade. Permitamos que o Espírito Santo ministre em nosso coração no tocante a isso, e nos faça entender a importância e o valor de sermos, de fato, geração santa!

1- O PODER TRANSFORMADOR DOS ADORNOS:
É comum assistirmos a programas televisivos que mostram "quadros-transformação", "dia de princesa", "mude meu look", etc., onde pessoas têm a aparência radicalmente transformada. Há "mocreias" que tornam-se verdadeiras princesas e simples donas de casa das comunidades passam a ter aparência de mulheres grã-finas da sociedade a partir do uso de belos adornos (e após serem submetidas a outros tratamentos de beleza, é claro).
•    Os adornos, corretamente utilizados, são poderosos para transformar a aparência das pessoas, fazendo acontecer verdadeiros milagres — principalmente nos dias de hoje, com o auxílio da tecnologia.
•    Como diz o slogan do antigo salão de beleza Ademildes Cabeleireiros, "não existe mulher feia, e sim mal produzida", os adornos são poderosos para transformar a aparência de uma mulher.
•    Contudo, as mudanças na aparência são apenas superficiais e passageiras. Mas existe um adorno espiritual poderoso para transformar completamente a nossa vida, por dentro e por fora, de forma duradoura e com resultados eternos: a santidade!
•    A santidade é um adorno capaz de transformar alguém que o mundo desprezou em um poderoso instrumento nas mãos de Deus, em um jovem santo e cheio da unção de Deus, desejado por toda parte (afinal, as pessoas não nos desejam, mas desejam o cristo que vive em nós!), edificador de vidas e restaurador de famílias — CONTAR O EPISÓDIO DO DELÍCIA NO ÔNIBUS.
Não que o amor de Deus por nós seja acrescentado ou diminuído à medida que acertamos ou erramos (é claro que não!). Ele nos ama incondicionalmente e nunca desiste de nós.
Entretanto, quando nos santificamos tornamo-nos instrumentos em suas mãos para a transformação das nações ("Geração Santa, nações transformadas!").
•    A santificação (consagração ao Senhor) transforma nossos pensamentos, sentimentos, conduta, linguagem. A santidade é o que Deus espera de nós.
“pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”.” (1 Pedro‬ ‭1:16‬ ‭NVI‬‬).‬‬

2- OS ADORNOS SERVEM PARA A IDENTIFICAÇÃO:
Os adornos podem nos identificar. (06-02-2016) A maneira como nos apresentamos diante das pessoas nos identificam, e nesse processo de identificação, os adornos desempenham um papel de grande relevância.
Por exemplo, quando se fala em...
•    "Mulher magra com um "coque" na cabeça"... = Marina Silva!
•    Homem com um terno colorido e cheio de flores = Falcão!
•    Mulher com um chapéu cheio de frutas = Carmem Miranda!
•    Homem com chapéu de aba reta e vários cordões e pulseiras de ouro bastante pesados = funkeiros da ostentação.
•    Homem com quipá na cabeça = judeu!
Os judeus são facilmente identificáveis em qualquer lugar do mundo pelos adornos que utilizam.
Na época de Jesus não era diferente.
“Pedro estava sentado no pátio, e uma criada, aproximando-se dele, disse: “Você também estava com Jesus, o galileu”. Mas ele o negou diante de todos, dizendo: “Não sei do que você está falando”. Depois, saiu em direção à porta, onde outra criada o viu e disse aos que estavam ali: “Este homem estava com Jesus, o Nazareno”. E ele, jurando, o negou outra vez: “Não conheço esse homem!” Pouco tempo depois, os que estavam por ali chegaram a Pedro e disseram: “Certamente você é um deles! O seu modo de falar o denuncia”.” (Mateus‬ ‭26:69-73‬ ‭NVI‬‬).‬‬
Antes mesmo de falar, Pedro foi duas vezes identificado como discípulo de Jesus. Ele se parecia com os discípulos do Cristo, andava como um deles, vestia-se como um dos tais, e quando falou, mais certeza ainda tiveram de que ele era discípulo de Jesus.
Os adornos que utilizamos, tais quais roupas, sapatos e joalherias, dizem muito a nosso respeito. São diferentes os adornos usados or um roqueiro de u, pagodeiro,

•    Que adornos têm identificado você perante as pessoas? Qual a verdadeira beleza que há em você? Que a santidade seja o adorno da nossa vida, e que sejamos adorno da casa de Deus.

3- O VALOR DE UM ADORNO:
•    Quanto uma mulher gasta para ir a um casamento? Geralmente, não pouco. Os adornos são extremamente valiosos, e a santidade é ainda mais valiosa. Precisamos estar cientes de que há um preço a ser pago pela santificação, mas os resultados são certos e eternos!
•    O preço da santificação envolve três aspectos, a respeito dos quais discorreremos a partir de agora:
•    3.1- Reconhecermos nossas fraquezas — Precisamos reconhecer que não somos suficientes fortes contra o pecado, a não ser na dependência do Espírito Santo. Os maiores vencedores da Bíblia e os maiores exemplos de santidade registrados nas Escrituras sagradas reconheciam suas falhas e limitações, como Paulo e Davi.
•    Não adianta pensarmos que somos super-heróis por nós mesmos, mas se o Herói dos Heróis, a saber, Jesus Cristo, habitar em nós por meio do Espírito Santo, seremos capazes de dizer "não!" às propostas do maligno para nós!
•    3.2- Vigiar! — ““Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca”.” (Mateus‬ ‭26:41‬ ‭NVI‬‬).‬‬
Por estarmos presos a este corpo material, sempre estamos sujeitas a pecar, razão pela qual a vigilância é estritamente necessária. Para vencer o pecado, não basta orar; é imprescindível vigiar, e isso diz respeito a identificar o pecado ao longe e fugir dele.
•    3.3 - Aproximarmo-nos de Deus — O grande segredo para vivermos em santidade não é nos afastarmos do pecado, mas nos aproximarmos de Deus. Muitos cristãos não têm sucesso na tentativa de viver em santificação porque buscam se afastar do pecado com garras e dentes, mas não buscam achegarem-se ao Senhor. Se nos aproximarmos de Deus em oração, jejum e meditação na Palavra teremos dificuldade de pecar, pois o Espírito Santo estará em nós a nos guiar e a nos dar sabedoria para desviarmo-nos de todo pecado. 

O Espírito Santo está neste lugar, e há de nós encher com Seu poder, capacitando-nos a pagar o preço pela santidade.

4- A SANTIDADE NOS FAZ ILUSTRES.
“Quanto aos santos que há na terra, estes serão os ilustres, e neles tenho todo o meu prazer.” (Salmos‬ ‭16:3 Versão corrigida‬).‬
Assim como o adorno torna ilustre e dá glória (minidicionário Houaiss), Deus promete fazer daqueles que são santos pessoas ilustres! Como ilustres? Ilustres, notáveis, famosos! Pode parecer estranho, mas é promessa de Deus. Não que o Senhor queira nos fazer pop-stars ou celebridades, mas Ele nos promete fazer famosos, notáveis, ilustres!
•    Nestes dias em que o mundo comemora a festa da carne, muitas pessoas estão buscando fama, reconhecimento e desejando ser notadas, e na busca por esse objetivo aparecem despidas em redes sociais, praticam atos libidinosos e até submetem-se a condições animalescas de relacionamentos. Entretanto, há um lugar de honra e de destaque nos céus e na terra para todos aqueles que se consagram a Deus!
É desejo do Senhor nos fazer líderes de expressão no mundo espiritual e também em nossa geografia! Ele deseja, de fato, nos usar para transformar o lugar onde estamos, e para transformar as nações da terra. Mas para isso, precisamos ser geração santa! A maneira correta de nos tornarmos ilustres neste mundo e no porvir é vivendo em santidade, e hoje o Espírito Santo de Deus está neste lugar para nos convencer do pecado, da justiça e do juízo e processar o arrependimento em nosso coração, a fim de que sejamos purificados de toda iniquidade!

CONCLUSÃO
Que a santidade seja o poder transformador de nossas vidas, seja a nossa marca, a nossa beleza, o nosso adorno, e que a santidade nos faça ilustres nos céus e na Terra. Hoje o Espírito Santo nos encherá e nos renovará com Seu poder e Sua glória, capacitando-nos a pagar o preço pela santificação, e seremos realmente perpétuo na casa do Senhor.
“Quando convocares as tuas tropas, o teu povo se apresentará voluntariamente. Trajando vestes santas, desde o romper da alvorada os teus jovens virão como o orvalho.” (Salmos‬ ‭110:3‬ ‭NVI‬‬).‬‬
Depois da existência de Deus, não há nada cuja crença nos seja mais importante do que a aceitação do domínio do Altíssimo, de que Jeová é Deus e de que o Senhor reina. A santidade é o ornamento perpétuo da casa do Senhor. Somos geração santa, e seremos a beleza da casa Dele quando vivermos em santidade.
A santidade convém à casa de Deus, ou seja, consagrar-se para estar na casa do Senhor é adequado. Todo o povo de Deus deve manter-se constantemente puro, pois sua casa é santa, purificada do pecado, consagrada por Deus e devotada à Sua obra. É a santidade que protege a casa de Deus das grandes ruínas!
Nesse contexto, vale ressaltar que somos casa de Deus. Logo, a santidade convém a nós.
O Senhor reina eternamente, e toda a administração de Seu governo está disposta por Seu conselho eterno, uma vez que o próprio Deus vem da eternidade. Seu trono e todas as Suas determinações também vêm, pois em uma mente eterna só podem vir pensamentos eternos.

Comentários

  1. Amém meu Deus que coisa linda é a santidade de Deus pra com nossas vidas amei ler sobre santidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aleluia! Glória a Deus porque esta mensagem continua a tocar corações! A Ele a glória! Pr. Cássio Braga.

      Excluir
  2. Show! Estava meditando nesse texto e reparei que existe grande sabedoria e beleza nisso - "A santidade é o ornamento perpétuo da casa de Deus"
    Por isso pesquisei e fico alegre de que Deus tem falado com mais pessoas sobre isso.
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário